F1

(clique no vídeo para começar)
online

domingo, 17 de março de 2013

F1 - Temos campeonato! Raikkonen e Lotus saem na frente!!




1ª GP de 2013
Melbourne - Austrália
Vencedor: Kimi Raikkonen (Lotus)
Pole Position: Sebastian Vettel (Red Bull)
Volta mais Rápida: Kimi Raikkonen (1m29s274)

Austrália, Melbourne, primeira corrida de 2013, este ano é o último da evolução dos bólides como os conhecemos, para o ano haverá muitas mudanças, por isso espera-se um ano muito renhido, em que a Red Bull parte com uma ligeira vantagem, mas não muita. Espera-se luta brava na frente do pelotão. Este ano temos uma equipa a menos, a HRT deixou a grelha por falta de verbas. Temos 5 estreantes e 5 campeões do mundo em pista e um dado curioso, a F1 está mesmo a passar uma fase em que só se pensa em dinheiro, a comprovar este facto são os 13 pilotos em pista com menos de 40 GP's realizados nas suas carreiras, ou seja, o talento que aqui estava, Kovalainen, Trulli, Glock, De La Rosa, bem, podiam não ser os mais talentosos, mas eram os que tinham mais experiência, é mais um dado curioso saber como um pelotão dividido pela inexperiência e pela experiência se vai portar.
Os dados estão lançados para o que se espera que seja uma época repleta de emoções.

Na qualificação,

 

Sebastian Vettel começa em grande a época de 2013, conquistou a sua 37ª pole position e a par do jovem tri-campeão do mundo, a Red Bull consegue pôr Mark Webber na 2ª posição preenchendo assim a primeira linha da grelha de partida para o primeiro GP da época em Melbourne, Austrália. A primeira surpresa da temporada vem da Mercedes, Lewis Hamilton conquista o 3º posto da geral na frente dos dois Ferrari de Felipe Massa que bateu o seu companheiro de equipa, o espanhol Fernando Alonso que conquistou o 5º posto. A primeira desilusão da época vem da McLaren, Jenson Button em 10º e Sergio Perez em 15º depois de uma má escolha de pneus na Q2. 

Foi uma qualificação de lotaria, pois tínhamos uma pista em constante mudança de molhado para seco, por isso quem fizesse a última volta seria o mais rápido e esse foi Vettel, aliás, não precisou de a cumprir uma vez que Button que seguia na frente dele na última volta não teve andamento para o Red Bull. Começa assim o primeiro GP de 2013 com uma pequena supremacia da Red Bull em qualificação, algo a que já estamos habituados, mas será assim na corrida.. Veremos no final!

Kimi Raikkonen arrecada a primeira vitória de 2013! O chapéu de Colin Chapman voltou a voar! 


 Classificação final:


1
Kimi Räikkönen Lotus-Renault 58     
Winner

2
Fernando Alonso Ferrari 58
+12.4 secs

3
Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 58
+22.3 secs

4
Felipe Massa Ferrari 58
+33.5 secs

5
Lewis Hamilton Mercedes 58
+45.5 secs

6
Mark Webber Red Bull Racing-Renault 58
+46.8 secs

7
Adrian Sutil Force India-Mercedes 58
+65.0 secs

8
Paul di Resta Force India-Mercedes 58
+68.4 secs

9
Jenson Button McLaren-Mercedes 58
+81.6 secs

10
Romain Grosjean Lotus-Renault 58
+82.7 secs

11
Sergio Perez McLaren-Mercedes 58
+83.3 secs

12
Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 58
+83.8 secs

13
Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 57
+1 Lap

14
Valtteri Bottas Williams-Renault 57
+1 Lap

15
Jules Bianchi Marussia-Cosworth 57
+1 Laps

16
Charles Pic Caterham-Renault 56
+2 Lap

17
Max Chilton Marussia-Cosworth 56
+2 Laps

18
Giedo van der Garde Caterham-Renault 56
+2 Laps

Ret
Daniel Ricciardo STR-Ferrari 39
+19 Laps

Ret
Nico Rosberg Mercedes 26
+32 Laps

Ret
Pastor Maldonado Williams-Renault 24
+34 Laps

Ret
Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 0
Fuel System

 
O bom do fim de semana,

Kimi Raikkonen e Lotus (10/10), que excelente começo de campeonato para a Lotus, abrir o ano a vencer. Para os mais desatentos é uma surpresa, mas para quem acompanhou os testes de inverno não é uma surpresa, mas sim uma confirmação, foram os melhores no inverno e provaram-no aqui em Melbourne, até porque Grosjean também pontuou, não esteve tão bem, mas lá conseguiu um pontinho. Excelente estratégia e acima de tudo uma consistência tremenda bem comandada pelo finlandês e ainda na última volta fez a volta mais rápida da corrida só para dizer a Alonso que ainda tinha mais para dar.

Ferrari, Alonso e Massa (9/10), 2º e 4º respetivamente no final da corrida, mostraram um andamento incrível e uma consistência que não se via no início do ano passado. Felipe Massa parece um piloto renascido decidido a dar luta ao companheiro espanhol e já o venceu numa das batalhas internas, qualificou-se à frente do bi-campeão! Espera-se uma luta acesa no seio da Ferrari, para bem da modalidade. Já lideram o mundial de construtores!

Lewis Hamilton e Mercedes (8/10), muito se falou da mudança de Hamilton para a Mercedes, muito se disse que este Mercedes era fraquinho, ora bem, fraco ele é, comparado com os Red Bull, Ferrari e Lotus mas o britânico terminou em 5º lugar mostrou que não está aqui para passear, mais uma bela performance tendo em conta que eclipsou o seu companheiro de equipa Nico Rosberg (DNF) tanto em qualificação como em corrida. Motivou-me esta corrida de Hamilton, mas temo que só terá pernas até à China, espero estar engando..

Adrian Sutil e Force India (8/10), que surpresa agradável esta da Force India, chegou a liderar e a andar com os da frente com os compostos mais duros, mas quando passou para os mais moles foi um sacrifício ver o alemão conduzir o bólide, mas mesmo assim terminou em 7º à frente de Di Resta o seu companheiro de equipa. Sutil esteve um ano fora e agora provou que tem talento para andar na F1.

Sebastian Vettel e Red Bull (6/10), como já vem sido hábito, este Red Bull em qualificação é uma arma de destruição letal, mas em corrida não mostra o seu potencial, terminou em 3º da geral. Largou da pole e terminou atrás de um Ferrari que largou de 5º e atrás de um Lotus que largou de 7º. Um início menos bom para aqueles que apontavam como o melhor carro para 2013.

Esteban Gutierrez (5/10), ponho aqui o mexicano da Sauber, porque entre os 5 rookies foi o que terminou melhor classificado, 13º mesmo à frente de outro rookie, o da Williams Valtteri Bottas, mas só estão no bom pelos pilotos, porque as equipas eu tenho de cobrar mais e mais, pois no ano passado foram muito boas e têm que manter esse patamar, eu vou cobrar sempre.

Marussia, Caterham e Toro Rosso (5/10), muito bem para estas equipas, estão no caminho certo, encurtaram distâncias e estão aí para lutar. A Toro Rosso está um pouco mais à frente, principalmente com o endiabrado Vergne. Vai ser engraçado ver a luta na parte de trás do pelotão.


O mau do fim de semana,

Mark Webber (4/10), ainda foi buscar o 6º lugar, mas para quem arrancou de 2º lugar e tem ao volante um Red Bull foi muito mau, mais um mau começo para o australiano, definitivamente não sabe arrancar na F1. Terá de batalhar muito para andar pelo menos à beira do seu companheiro de equipa, Vettel.

Jenson Button, Sergio Perez e McLaren (3/10), 9º e 11º respetivamente, muito mau! Muito mau mesmo!! Nos testes de inverno até parecia terem um bom andamento, mas mal chegaram a Melbourne viram que estavam a milhas dos primeiros. Estiveram mal na estratégia na qualificação com Sergio Perez e na corrida com Jenson Button ao largar com macios para no final de 4 voltas trocar para duros..... Mais vale apagar tudo e começar de novo. Lá está a McLaren a fazer o de costume, a assustar os fans para depois apresentar um carro que luta pelos títulos, escusava era de dar esta vantagem aos adversários. Espero ver uma McLaren muito melhor já na Malásia.

Williams e Sauber (3/10), depois de um excelente início de 2012, esperava ver mais destas duas equipas, esperava que se mantivessem ligadas ao pelotão da frente como fez a Force India, mas não. A Sauber, apesar da comemoração dos 20 anos na F1, teve azar com o carro de Hulkenberg que não largou para a corrida com problemas no sistema de combustível e não podia esperar muito mais do rookie Gutierrez que mesmo assim fez uma boa corrida.

Pastor Maldonado (2/10), mais do mesmo!

Momento do fim de semana,

Alonso VS Hamilton - que momento, que delícia de momento, Alonso tenta passar o britânico da Mercedes por fora e Hamilton mesmo sabendo que iria parar nas boxes não deu de barato e lutou até ao fim pela posição travando em "Marte", mas o mais espectacular foi ver Alonso a ler tudo o que se estava a passar a 300km/h e a não arriscar a manobra. Com dois campeões do mundo é assim que se lutam por posições! A F1 está de volta!


Uma palavra para a FIA,

  
Chuva é chuva FIA!! ou melhor, FIA não, porque são os pilotos que quando vão para a pista dão o feedback a Charlie Whiting. Meus amigos, F1 não é para meninas, São Pedro espirra e as estrelinhas do pelotão nem da box saem, falta garra, faltam tomat.. aos pilotos desta nova geração!

Figura do GP,

Kimi Raikkonen

Terminada a corrida em Melbourne, concluo que foi um GP muito interessante de se ver, quase ao nível do ano passado, muitas paragens nas boxes, muito ainda para aprender em relação aos pneus, mudanças de líder, e uma vitória para a Lotus. Começa bem 2013!! Voando para a Malásia, espero por vocês lá!

Crónicas NLC @ 2013

2 comentários:

  1. Na minha opiniao as maiores figuras do GP foram Sutil e Bianchi. O primeiro porque fez uma corrida fantastica e chegou a liderar depois de um ano de ausencia, o segundo porque era estreante e colocou a Marussia relativamente perto da Williams, dando-se ainda ao luxo de bater os Force India, entre outros, na tabela das voltas mais rapidas, com um tempo praticamente igual ao do tri-campeao Vettel...


    ResponderEliminar
  2. Concordo com a sua opinião, mas a verdade é que Raikkonen largou de 7º lugar e se olharmos para a grelha, tinha dois Red Bull, dois Mercedes e dois Ferrari para ultrapassar e lutar na estratégia e a eles se juntou outra das figuras o Sutil. Foi uma demonstração de campeão a de Raikkonen e no fim ainda tinha mais andamento caso fosse preciso. Mas concordo que Bianchi, Gutierrez e Sutil também foram as figuras do fim de semana.

    ResponderEliminar