F1

(clique no vídeo para começar)
online

domingo, 2 de setembro de 2012

Jenson Button, De ponta a ponta!!

SPA-Francorchamps, o último dos verdadeiros circuitos de antigamente, dos originais 14 km de pista correm-se hoje 7 desses míticos 14 km. Uma pista onde as 4 estações do ano podem aparecer em apenas duas horas de corrida e devido à sua extensão pelas Ardenas, pode estar a chover numa parte do circuito e noutra não, é que 7km são quase dois circuitos convencionais. Uma mistura de curvas rápidas como Blanchimont (320km/h) ou L’Eau Rouge (300km/h) e curvas lentas La Source (70km/h) e a última chicane Bus Stop (65km/h) é o circuito preferido da maioria dos pilotos, é a tal meca dos circuitos a par de Monza e Silverstone. 

Depois das férias inicia-se a segunda metade do campeonato aqui na Bélgica, com o espanhol da Ferrari, Alonso, na frente.

Na Qualificação,




Ora aqui está mais uma surpresa e estreia na F1 de 2012. Apesar de ser a 8ª pole de Button (1º) na F1, é a primeira ao serviço da McLaren (!!!) em 3 anos de contrato, é também um dos poucos pilotos a fazer uma pole por 4 construtores diferentes! Outra estreia é a do japonês Kamui Kobayashi na primeira linha da frente, o piloto da Sauber com o 2º posto da geral fez a sua melhor qualificação de sempre. 

E isto é SPA, sempre com novidades, Pastor Maldonado é o piloto de altos e baixos de 2012 e aí está ele por cima outra vez com o 3º lugar da grelha, mas por pouco tempo, foi penalizado em 3 lugares por bloquear Nico Hulkenberg da Force India na sua volta rápida na Q1, ora aí está o venezuelano por baixo outra vez, não se dá com SPA recordando o incidente com Hamilton no ano passado, pelas mesmas razões. Vettel (11º), Schumacher(13º) e Massa (14º) ficaram de fora da Q3, Rosberg (18º) de fora logo na Q1, aproveitando esse mau resultado para mudar a caixa de velocidades perdendo assim mais 5 lugares na grelha, algo vai muito mal no seio da Mercedes.
Fernando Alonso(6º) logrou ficar à frente de Webber (7º),mesmo que o australiano não tivesse uma penalização de 5 lugares por trocar de caixa de velocidades e de Hamilton (8º) seus adversários mais directos, mas atenção que Raikkonen está em 3º na grelha e é grande candidato à vitória final deste GP.

Jenson Button domina por completo SPA! 



Na Corrida,
Semáforos acesos, sol brilhante, grelha preparada e Maldonado arranca, ...esperem..!! os vermelhos ainda não se apagaram e já há um carro a largar!?! As luzes apagam-se e lança-se o GP da Bélgica com Maldonado já em andamento, mas o melhor está para vir, aproxima-se a primeira curva e Grosjean faz uma manobra (típica dele de início de época) e encosta em Hamilton, este toca na relva perde aderência e entra na traseira do francês, que por sua vez acerta na traseira de Perez, este o mexicano acerta em Alonso assim como Grosjean acerta no espanhol, Kobayashi também é apanhado na confusão. Resumindo, Hamilton, Alonso e Perez ficam na 1ª curva.
Safety Car em pista, Button na frente seguido por Raikkonen, os dois Force India e os dois Toro Rosso. O Safety Car sai de pista e aqui houve muito movimento, menos para Button que ganhou de ponta a ponta! Mas a luta atrás do inglês estava ao rubro, Vettel que largara de 11º vai galgando terreno passando adversários como se fossem manteiga! Depois da 1ª paragem nas boxes as coisas na frente acalmaram e assim ficaram até ao fim, Button, Vettel e Raikkonen. Com Hulkenberg, no Force India a fazer um excelente 4º lugar e os dois Toro Rosso a pontuarem.

Classificação final:

1

Jenson Button
McLaren-Mercedes

Vencedor


2

Sebastian Vettel
Red Bull Racing-Renault

+13.6 secs


3

Kimi Räikkönen
Lotus-Renault

+25.3 secs


4

Nico Hulkenberg
Force India-Mercedes

+27.8 secs


5

Felipe Massa
Ferrari

+29.8 secs


6

Mark Webber
Red Bull Racing-Renault

+31.2 secs


7

Michael Schumacher
Mercedes

+53.3 secs


8

Jean-Eric Vergne
STR-Ferrari

+58.8 secs


9

Daniel Ricciardo
STR-Ferrari

+62.9 secs


10

Paul di Resta
Force India-Mercedes

+63.7 secs


11

Nico Rosberg
Mercedes

+65.1 secs


12

Bruno Senna
Williams-Renault

+71.5 secs


13

Kamui Kobayashi
Sauber-Ferrari

+1 Lap


14

Vitaly Petrov
Caterham-Renault

+1 Lap


15

Timo Glock
Marussia-Cosworth

+1 Lap


16

Charles Pic
Marussia-Cosworth

+1 Lap


17

Heikki Kovalainen
Caterham-Renault

+1 Lap


18

Pedro de la Rosa
HRT-Cosworth

+1 Lap


Ret

Narain Karthikeyan
HRT-Cosworth

+15 Lap


Ret

Pastor Maldonado
Williams-Renault

+40 Laps


Ret

Sergio Perez
Sauber-Ferrari

+ secs


Ret

Fernando Alonso
Ferrari

+ secs


Ret

Lewis Hamilton
McLaren-Mercedes

+ secs


Ret

Romain Grosjean
Lotus-Renault

+ secs



Como tinha previsto, e modéstia à parte, na Crónica “Ponto de Situação 2012” ( http://nlcronicasf1.blogspot.pt/2012/08/ponto-de-situacao-f1-2012.html ) disse que McLaren e Red Bull iam abrir uma pequena distância na frente, que Raikkonen seria o adversário mais perto. Que os Force India apesar da má época iam aparecer em SPA e em Monza. O facto de Alonso ter ficado de fora no início da corrida, não creio que o resultado final fosse diferente com o espanhol em pista. Surpreendeu-me o facto da Toro Rosso e a Sauber (aqui não acertei a minha previsão) estarem a um nível excelente!

O bom do fim de semana,
Escala:
0 a 1 – muito mau    2 a 4 – mau   5 a 6 – satisfatório   7 a 8 – bom   9  – muito bom   10 – excelente/perfeito


Jenson Button, (10/10), fim de semana absolutamente fantástico! De ponta a ponta! Pole, vitória e liderança total das 44 voltas do GP, só não foi um Grand Chelem porque Senna fez a volta mais rápida! As férias fizeram bem a Button, voltou a ser o que era, com um carro equilibrado é o mestre no controlo dos pneus! Excelente, uma das melhores vitórias do britânico na sua carreira, a primeira em SPA. E foi uma chapada de luva branca a quem lhe disse que ia ser o número 2 e ajudar Hamilton até ao fim do ano!! 

Sebastian Vettel, (9/10), e não é que este alemão está a aprender a largar de trás e a ganhar lugares em pista, mas que corrida excelente para Vettel. Arriscou onde tinha de arriscar e… ah esperem..o facto de saber que Alonso estava fora, deve lhe ter dado mais uns cavalos de potência, não no carro, mas na cabeça! Muito bom, temos concorrente para o título, está a 24 pontos de Alonso!

Nico Hulkenberg e Force India (9/10), grande corrida do miúdo que a Williams trocou por Maldonado…Era sabido que a Force India é forte em Spa, mas assim tão forte?!! Muito bom, andou sempre na frente, debateu-se com o outro Mercedes de Schumacher e terminou muito perto de Raikkonen, excelente fim de semana!

Toro Rosso, Vergne e Ricciardo, (9/10), afinal de contas estamos a falar de um Minardi!! Numa pista como SPA, ver uma equipa que luta com os Caterham, a andar no Top 5, é fantástico e não foi só pelo que se sucedeu na largada, eles estiveram bem em qualificação também. Muito bom, excelente trabalho, fica a dúvida, conseguirão eles em Monza manter este nível?? Não creio, mas já falhei uma vez…

Kimi Raikkonen, (7/10), começa a parecer que este Lotus não tem estofo para ganhar um GP, pelo menos enquanto Red Bull e McLaren estiverem na frente. Foi mais uma boa corrida para o finlandês, mais um pódio, mas Raikkonen estava sempre a queixar-se de algo, ou era o grip ou era a potência, ou era o KERS, demasiados problemas para quem quer ganhar um GP. Se não fosse o mau primeiro stint com os problemas de pneus e talvez ele conseguisse, mas facto é que, se os pneus não estão bons é porque alguém os estragou..advinhem quem é o culpado…

Felipe Massa, (6/10), atendendo que estamos a falar de Massa, foi um resultado positivo, pelo menos já pontua com frequência e só o ponho aqui nesta parte da crónica porque salvou a “honra” da Ferrari e pontuou, mas acima de tudo fez o que um 2º piloto deve fazer para ajudar o companheiro de equipa, roubou pontos a Webber que era o segundo da tabela atrás de Alonso, antes do início do GP, por isso, bom trabalho Massa.

Michael Schumacher, (5/10), SPA é para quem sabe, e este alemão mostrou isso mesmo e mostrou também que continua a ter o carro mais largo do pelotão, como é difícil ultrapassar Schumacher, os 300 GP’s devem justificar isso!! Esteve bem no início, mas depois foi perdendo gás, mas mesmo assim terminou nos pontos, pelo menos isso!

De referir ainda os excelentes momentos que os dois pilotos da Marussia nos propuseram, grande batalha!! Bruno Senna andou bem, mas não conseguiu entrar nos pontos. Di Resta andou na frente e conseguiu pontuar em 10º.

O mau do fim de semana,

Mark Webber, (4/10), era o vice líder, Alonso está fora da corrida e o australiano acaba atrás do companheiro de equipa de Alonso?? E vencer esta corrida para fazer 25 pontos? Ou então terminar o melhor possível, porque ficar atrás de Massa, convenhamos, não é um resultado bom para quem é vice líder do mundial!! Muito mau, assim não ganhas nada até porque o teu companheiro de equipa estava atrás de ti e com o mesmo carro acabou em 2º!!

Nico Rosberg e a Mercedes, (4/10), assim não dá Rosberg, onde está aquele piloto que dominou a China? Salvou a Mercedes a mestria do outro alemão caso contrário era mais um descalabro para quem tanto investiu.. ganha cada vez mais forma a desistência da Mercedes do mundial…

Pastor Maldonado, (2/10), falsa partida? Estando tão bem classificado? Tudo bem, ele disse que foi a embraiagem que lhe escorregou da mão, mas depois em Kemell partiu o nariz, este piloto não presta, é fraco e só dá prejuízo, o que vale é que é ele que paga..vai embora!

Romain Grosjean, (0/10), é a primeira vez que dou 0 a um piloto e aqui é perfeitamente justificável. Será que na largada ele não viu que não tinha ninguém na frente e tinha bastante espaço, quis escolher o lado interior para estar em melhor posição para a 1ª curva, mas esqueceu-se que existem mais 23 pilotos em pista, causou o acidente grave e arrepiante, pois o carro dele passou a centímetros da cabeça de Alonso, sim o carro dele!!! e estragou uma corrida que podia ter sido muito mais interessante e o pior de tudo é que é reincidente.



Momento do fim de semana,

Arrepiante!! Não, não foi o Lotus a voar por cima do Ferrari, foi mesmo a ultrapassagem de Raikkonen em L’Eau Rouge. Ali, naquele ponto, para fazer a fundo a curva sozinho é preciso e desculpem a expressão, “tomates”, mas para ultrapassar a fundo ali é preciso…bem..é preciso..não ter amor à vida!!!!! Raikkonen porque saíste da F1… és sempre bem vindo!!

Uma palavra para a FIA,

Mais um GP sem grandes incidentes, muito bem organizado, aliás como é apanágio em SPA. Só tenho uma coisa a acrescentar e talvez uma ideia para futuro, se a parte do lado direito da recta da meta, junto ao muro das boxes, em vez de ser de relva fosse em asfalto, talvez Hamilton tivesse segurado o bólide aquando do toque de Grosjean. É algo a considerar! De resto, Safety Car em pista quando necessário, “Safety releases” investigados e a falsa partida também. Nada a dizer, muito bem FIA!



Para a semana temos Monza, outra das mecas das corridas, Alonso vai querer ripostar, terá carro para isso? Estarão McLaren e Red Bull assim tão fortes? Dúvidas a serem desfeitas na próxima Crónica NLC F1 – 2012, não perca no próximo domingo!

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA:

Romain Grosjean é banido por uma corrida no mundial de F1 de 2012 devido ao sucedido em SPA, fica assim de fora para o GP de Monza! 
Pastor Maldonado penalizado em 10 lugares na grelha para Monza por falsa partida e colisão com Timo Glock.
 
NLC©2012

Sem comentários:

Enviar um comentário