F1

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domingo, 14 de outubro de 2012

Dobradinha da Red Bull - Vettel de ponta a ponta (Take 2)

NLC Crónicas F1 - 2012
GP Coreia do Sul  – 16ª prova
 (14 de outubro de 2012)

Braço de Ferro
Alonso vs Vettel

GP da Coreia do Sul, que confusão me faz ver este circuito no calendário e por exemplo o da Turquia de fora. Não que o layout do circuito não seja interessante que até é, pelo menos do ponto de vista do piloto, é muito desafiante, curvas de alta e baixa velocidade, uma recta enorme, mas um GP não é só isso!! O traçado coreano fica no meio de nada, foi projectado para mais tarde crescer uma cidade em volta, por isso é que apresenta um aspecto citadino com muros muito próximos e escapatórias curtas em certos sítios, mas a cidade não está a crescer e já lá vão 3 anos!!
Glamour neste circuito é zero, bancadas cheias..de moscas e pó! Hoteis, nem vê-los, o circo de F1 está todo no único meio decente hotel das redondezas, por um lado é bom, porque obriga os pilotos a conviverem mas por outro, dá-nos a sensação de obrigação, pois não há alternativas. E não vejo o velhinho Ecclestone alterar este GP do calendário, terá a Coreia condições para continuar a pagar à F1 para ter este GP?! espero muito sinceramente que não!

Na qualificação,

Foi mais um fim de semana dominador por parte da Red Bull e do seu motor Renault e por falar do motor francês, este alcançou a sua 200ª pole position no GP da Coreia do Sul. Já agora vamos fazer um exercício de memória para com estes motores que por norma não são levados a sério pelos pseudo-entendidos do desporto motorizado e dos carros de estrada. Em 495 participações em GP's este motor fez 200 poles, 148 vitórias, 10 vezes campeão do mundo de equipas, dos quais 6 seguidos(!!!!) (destes 10 apenas 2 como equipa), 9 pilotos campeões do mundo!! ufffa...já estava cansado de tanto escrever, a Renault é um pouco como a Williams, a equipa de Sir Frank Williams tem mais títulos que a McLaren e a Lotus só tem menos um que a equipa de Ron Den...Bruce McLaren mas poucos o sabem, ou melhor, os pesudo-entendidos não sabem!!

Mark Webber - P1
A Red Bull dominou a sessão de treinos e fez a dobradinha para a largada do GP da Coreia. E quando se pensava que Vettel (2º), que continuava o show do Japão, dando meio segundo à concorrência na Q2, eis que surge uma lebre em pele de tartaruga, esse mesmo, Mark Webber, surpreendeu o seu companheiro de equipa e fez a sua 2ª pole do ano. Mas o pior de tudo é que Vettel vai arrancar do lado sujo da pista, e na Coreia o que não falta é pó... e para piorar ainda mais a situação do jovem alemão da Red Bull, tem logo atrás de si Lewis Hamilton (3º) do lado limpo da pista e o espanhol da Ferrari, Fernando Alonso (4º). 
Estes dois últimos que referi são conhecidos pelos seus fantásticos arranques, embora Fernando Alonso padeça do mesmo problema que Vettel, a sujidade da pista! A juntar a esta festa toda, os conhecidos maus arranques de Webber, que muito provavelmente vai fechar a porta a Hamilton e deixar um lado livre da pista, para Alonso ou Raikkonen (5º) surpreenderem Vettel, ou mesmo dando caminho livre para o alemão.
Por falar em Raikkonen, este piloto vai mesmo deixar marca na F1, nunca conduziu na Coreia, nem em "playstation" ou simuladores, acredito que tenha dado uma ou outra volta em simulador, mas mesmo assim, com pouco conhecimento da pista chega aqui e faz 5º e sem o novo sistema de escapes "coanda", esse estava no carro de Grosjean (7º) e numa nova era da F1 em que ele regressa.
No meio dos Lotus ficou Felipe Massa (6º) e não é que o brasileiro da Ferrari engrenou, bons resultados para Massa, terão a ver com os extraordinários resultados de Hulkenberg (8º) nas últimas corridas, ao volante de um carro, digamos, "menos capaz", estará isso a pressionar Massa e assim sendo ele trabalha melhor sob pressão... não sei, a ver vamos no resultado da corrida! 
Os dois Mercedes fecham o Top 10, com Rosberg (9º) e o "velhinho" Schumacher (10º). A única surpresa, tirando a da tartaru...de Webber foi Jenson Button (11º), que viu bandeiras amarelas no último sector na sua última volta, mas atendendo às palavras do piloto britânico não foi essa a única causa por ter ficado de fora da Q3, foi também por ter bloqueado muito o pneu esquerdo da frente, assim como Hamilton e para os não pseudo-entendidos, isso significa que o "balance" dos McLaren não está nada bom!

Classificação da Qualificação: 

1     Mark Webber                 Red Bull Racing-Renault      1:38.397     1:38.220      1:37.242
2
Sebastian VettelRed Bull Racing-Renault1:38.2081:37.7671:37.316
3
Lewis HamiltonMcLaren-Mercedes1:39.1801:38.0001:37.469
4
Fernando AlonsoFerrari1:39.1441:37.9871:37.534
5
Kimi RäikkönenLotus-Renault1:38.8871:38.2271:37.625
6
Felipe MassaFerrari1:38.9371:38.2531:37.884
7
Romain GrosjeanLotus-Renault1:38.8631:38.2751:37.934
8
Nico HulkenbergForce India-Mercedes1:38.9811:38.4281:38.266
9
Nico RosbergMercedes1:38.9991:38.4171:38.361
10
Michael SchumacherMercedes1:38.8081:38.4361:38.513
11
Jenson ButtonMcLaren-Mercedes1:38.6151:38.441

12
Sergio PerezSauber-Ferrari1:38.6301:38.460

13
Kamui KobayashiSauber-Ferrari1:38.7191:38.594

14
Paul di RestaForce India-Mercedes1:38.9421:38.643

15
Pastor MaldonadoWilliams-Renault1:39.0241:38.725

16
Daniel Ricciardo**STR-Ferrari1:38.7841:39.084

17
Jean-Eric VergneSTR-Ferrari1:38.7441:39.340

18
Bruno SennaWilliams-Renault1:39.443


19
Vitaly PetrovCaterham-Renault1:40.207


20
Heikki KovalainenCaterham-Renault1:40.333


21
Charles Pic*Marussia-Cosworth1:41.317


22
Timo GlockMarussia-Cosworth1:41.371


23
Pedro de la RosaHRT-Cosworth1:42.881


24
Narain KarthikeyanHRT-CosworthSem Tempo




Q1 Tempo dos 107%
1:45.082



adicionar:
* penalização de 10 lugares (troca de motor)
** penalização de 5 lugares (troca da caixa de velocidades)

Na corrida,

Dobradinha da Red Bull no GP da Coreia

Vettel humilha a concorrência (Take 2)

Como era de prever, Mark Webber (2º) iria apertar Lewis Hamilton (10º) na largada, deixando um lado livre da pista, onde Vettel (1º) aproveitou e na saída da primeira curva já era primeiro e assim continuou até final! Foi uma primeira volta atribulada, pois com uma recta daquele tamanho para uma travagem forte, é susceptível de acontecer alguns incidentes e desta vez não foi Grosjean (7º) a meter água, mas sim o japonês da Sauber, Kamui Kobayashi.

Estavam quase 4 carros lado a lado para travagem na curva 3 (gancho), Button (DNF) / Rosberg (DNF) / Perez (11º) / Kobayashi (DNF) , como um piloto experiente sabe, esta situação pedia prudência, foi o que Button fez, travou um pouco mais cedo pois viu Perez a voar pela sua esquerda, tinha Rosberg por dentro, foi portanto uma manobra inteligente, pois as corridas não se ganham no final da curva 3. Menos inteligente foi a abordagem de Kobayashi, não previu, não foi prudente, quis mostrar serviço, pois o seu lugar na Sauber não está seguro e o serviço que mostrou foi uma desistência e pôr Button e Rosberg de fora. Button no rádio:" I've been hit by Kobayashi, what an idiot!", está tudo dito!

Depois deste incidente, não houve muito mais para ver na frente da corrida, a não ser uma excelente performance dos Ferrari, com Massa (4º) em destaque e Alonso (3º) minimizando os estragos do domínio da Red Bull terminando no pódio. Raikkonen (5º) mais uma vez termina um GP nos pontos e estará ali a pensar, se conseguisse uma ou duas vitórias...mas não, o Lotus não tem andamento para isso.

Agora para o meio do pelotão, aí sim existia outra corrida, excelentes batalhas, muitas ultrapassagens, foi um GP muito divertido para o segundo pelotão da F1, ao contrário do GP do Japão. Aqui destaco Hulkenberg (6º) e Force India que ganharam mais uns pontos importantes na luta contra a Sauber, este miúdo está numa forma impecável! Mas melhor ainda estiveram os Toro Rosso, com Vergne (8º) e Ricciardio (9º) este último depois de ter largado de 21º!!!

Foi assim uma corrida com uma dobradinha da Red Bull, a primeira da época, foi um GP com ordens de equipa, uma situação que nesta altura do campeonato se compreende, mas só mesmo nesta altura em que as contas são mais fáceis de fazer, porque por muito que isso faça parte do desporto motorizado em geral, custa-me ver ao mais alto nível, por exemplo, um piloto que é mais rápido que o companheiro ficar em 4º, quando poderia ter ficado em 2º... ou um piloto ir em 2º e não poder lutar pela vitória.. mas é assim o desporto, os envolvidos têm mais a ganhar/perder que o mero espectador, mas no final de contas, somos nós que damos audiências...nada podemos fazer...ou melhor poder, podemos, mas...ficar sem ver F1...

Pilotos que matematicamente ainda podem chegar ao título: Vettel/ Webber, Hamilton/Button, Alonso e Raikkonen (não necessariamente por esta ordem). Existem 100 pontos em disputa.

Mundial de pilotos:

1     Sebastian Vettel         Red Bull Racing-Renault      215
2 Fernando Alonso
Ferrari 209
3 Kimi Räikkönen
Lotus-Renault 167
4 Lewis Hamilton
McLaren-Mercedes 153
5 Mark Webber
Red Bull Racing-Renault 152
6 Jenson Button
McLaren-Mercedes 131


Classificação final do GP da Coreia:

1      Sebastian Vettel             Red Bull Racing-Renault     55     Vencedor      Pontos:  25
2
Mark Webber Red Bull Racing-Renault 55 +8.2 secs
18
3
Fernando Alonso Ferrari 55 +13.9 secs
15
4
Felipe Massa Ferrari 55 +20.1 secs
12
5
Kimi Räikkönen Lotus-Renault 55 +36.7 secs
10
6
Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 55 +45.3 secs
8
7
Romain Grosjean Lotus-Renault 55 +54.8 secs
6
8
Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 55 +69.5 secs
4
9
Daniel Ricciardo STR-Ferrari 55 +71.7 secs
2
10
Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 55 +79.6 secs
1
11
Sergio Perez Sauber-Ferrari 55 +80.0 secs

12
Paul di Resta Force India-Mercedes 55 +84.4 secs

13
Michael Schumacher Mercedes 55 +89.2 secs

14
Pastor Maldonado Williams-Renault 55 +94.9 secs

15
Bruno Senna Williams-Renault 55 +96.9 secs

16
Vitaly Petrov Caterham-Renault 54 +1 volta

17
Heikki Kovalainen Caterham-Renault 54 +1 volta

18
Timo Glock Marussia-Cosworth 54 +1 volta

19
Charles Pic Marussia-Cosworth 53 +2 voltas

20
Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 53 +2 voltas

Ret
Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 16 +39 voltas

Ret
Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 16 +39 voltas

Ret
Nico Rosberg Mercedes 1 Acidente

Ret
Jenson Button McLaren-Mercedes 1 Acidente


O bom do fim de semana,

Escala:
                            0 a 1 – muito mau    2 a 4 – mau   5 a 6 – satisfatório   7 a 8 – bom   9  – muito bom   10 – excelente/perfeito


Vettel faz o "Hat-trick" - 3 vitórias consecutivas

Vettel, Webber e Red Bull, (10/10), Vettel faz um "hat-trick", ou seja nas 13 corridas de 2012 tinha ganho apenas uma e nas últimas 3 ganhou 3 e alcança assim a sua 25ª vitória da carreira, iguala o mítico Jim Clark. Faz mais uma corrida em que lidera as voltas todas do GP, assim como o fez no Japão e já é líder do campeonato, ainda há dúvidas de quem será o campeão... poderá haver uma ou duas, mas no próximo GP ficarão esclarecidas!
Webber, fez o seu trabalho, ajudou a equipa e o seu companheiro de equipa, ou seja, deu a dobradinha e roubou pontos a Alonso, mas poderia ter ganho a corrida, a transmissão do rádio a Vettel foi indirecta mas clara: "Webber is not going to attack..watch your tyres..".
Red Bull porque está a assumir as rédeas dos campeonatos e a mostrar que um carro de F1 está em constante evolução durante uma época.

Massa, Alonso e Ferrari, (9/10), este Ferrari não dava para mais, debateu-se muito bem, manteve-se alheia aos problemas da largada. Felipe Massa fez uma corrida fantástica e calculo que tenha salvaguardado o seu lugar na Ferrari para 2013, poderia ter feito um pouco mais na corrida, mas a transmissão de rádio foi indirecta mas clara: "Stay 1 or 2 secs behind Alonso to take care of the tyres..", quando Massa era claramente mais rápido que o espanhol, mas é compreensível....
Alonso fez o que podia para se manter em 3º da corrida e na luta do campeonato, como previ em outras crónicas, estamos a 4 corridas do fim e Alonso ainda tem uma hipótese, ainda que remota...
A Ferrari fez uma excelente operação e com isso ultrapassou a McLaren no campeonato dos constructores.

Hulkenberg e Ricciardio, (9/10), mais uma fantástica corrida de Hulkenberg, que consegue com este resultado passar Di Resta o seu companheiro de equipa na luta do mundial. Bom final de época para os pilotos da Force India que perseguem a Sauber como um predaor persegue a sua presa!!!
Ricciardio, no seu Toro Rosso, larga de 21º e termina em 9º, mas que grande corrida, grande performance, a isso muito se deve o facto de os Toro Rosso em recta serem os mais rápidos durante o fim de semana e com um bom acerto para os dois outros sectores onde é muito dificil ultrapassar, como atestou Hamilton, lograram fazer um grande resultado, ambos os pilotos da Toro Rosso já que Vergne terminou em 8º e assim já vão 3 corridas consecutivas a pontuar para a Toro Rosso. Excelente!!

Kimi Raikkonen, (7/10), este Lotus não dá para mais, mas Raikkonen, é o único piloto a completar 100% das voltas de 2012, ou seja, nenhum abandono e apenas no GP da China (3ª prova) não pontuou, é um piloto de topo, mas precisa de um carro de topo e este Lotus chegou ao limite da performance, nem com o novo sistema de escapes foi lá, ao contrário dos Red Bull, que voam, mas nos Red Bull não é só os escapes, as novas asas ajudam bastante.

Romain Grosjean, (5/10), não bateu na largada!

O mau do fim de semana,
Charlie Whiting

Lewis Hamilton e a McLaren, (4/10), obviamente! Larga de 3º e termina em 10º???!!!! um candidato ao título?? Não venham com desculpas de que o carro tinha isto ou aquilo, porque quem o prepara é a equipa e o piloto!!!!! E junto a McLaren aqui porque depois de um "hat-trick", agora nem pódios consegue e a "desculpa" para a má performance de Hamilton foi que o McLaren teve problemas na suspensão traseira, acredito, mas assim sendo mostra falhas na evolução e preparação de um carro para lutar pelo título.
Não sabia se seria Hamilton ou McLaren que tinham baixado os braços, mas parece-me que ambos já o fizeram. Um piloto e uma equipa que lutam por títulos não teriam estes pequenos problemas pois estariam 1000% concentrados!! Imagino como deve estar aquele ego do britânico depois de ter sido batido por dois Toro Rosso (e a desculpa do tapete colado ao carro não chega!!!!!).

Michael Schumacher, (4/10), se pudesse sair agora, era com certeza o que ele faria! Dá pena ver o que um piloto que já alcançou o que Schumacher alcançou, arrastar-se assim ao longo de GP's, estragou a folha e vai tornar-se muito certamente no primeiro campeão do mundo que regressa depois de um tempo sabático sem obter uma vitória. Mas também estamos de olho em Raikkonen...

Kamui Kobayashi, (3/10), do 8 foi ao 80!! Depois do pódio em casa, no Japão, hoje parecia um "rookie", arruinou a sua corrida assim como a de mais dois pilotos. Serão os rumores que estão a afectá-lo emocionalmente como já referi em outras crónicas?? Mas também não me parece justo justificar sempre as más performances de Kobayashi com isso, simplesmente é um piloto que pode de vez em quando fazer algo engraçado..mas não sei depois desta época se ele é capaz de mais!!

Charlie Whiting e Organização do GP, (2/10)ver parte da crónica "uma palavra para a FIA".

Momento do fim de semana,

Abandono de Nico Rosberg
foi claramente o abandono de Nico Rosberg!! Nico Rosberg perguntam vocês...sim, a forma como Rosberg deixa o carro em pista, ou em parte dela, na zona mais rápida do circuito, na zona do DRS, na altura em que os carros rodam mais juntos e que esse mesmo DRS é importantíssimo para ganhar posições nas primeiras voltas mas que não se podia utilizar, pois o facto de haver bandeiras amarelas impede o uso do DRS e de ultrapassar. Isso permitiu a Vettel ganhar vantagem suficiente sem ter de batalhar por posição,isso provocou mudanças de estratégia a quase todos os pilotos da frente.

Curiosidades,

Karl Jochen Rindt
Sabia que há um piloto campeão do mundo que recebeu o troféu depois de, infelizmente, ter morrido num GP, ou seja um título póstumo.
Esse piloto é o austríaco Karl Jochen Rindt, foi na época de 1970, Rindt obteve 6 vitórias em 7 anos de carreira e 5 dessas vitórias foram obtidas nesse ano ao volante de um Lotus. Despistou-se na Parabólica de Monza nos treinos livres devido a um problema nos travões, embateu fortemente no muro, morreu a caminho do hospital. Com ainda 4 provas para terminar o ano, conseguiu terminar em primeiro com 5 pontos de avanço. Foi a sua esposa que recolheu o prémio no GP EUA, última prova do ano, que Emerson Fittipaldi, companheiro na Lotus de Rindt, venceu impedindo assim Jacky Ickx de se sagrar campeão, isto sim é uma prova de companheirismo e dedicatória melhor que esta Fittipaldi não podia ter feito. A ironia disto tudo é que Jochen Rindt tinha dito à sua esposa que se retirava da F1 quando fosse campeão do mundo...
Uma palavra para a FIA,


Que palhaçada eu assisti hoje! Acompanho a F1 à mais de 20 anos e já vi muita asneira, mas os tempos eram outros e as regras também, mas o que se passou hoje aqui não lembra a ninguém, pelo menos com as novas regras, culpado: Charlie Whiting.

Primeiro ponto, gastam-se milhões e milhões de euros a fazer um circuito, gasta-se outro tanto na segurança do mesmo e Charlie Whiting que é o supervisor-mor dos GP's e aquele que dá os níveis FIA para acolher um GP de F1, permite que um GP com 3 anos de idade, tenha uma saída de boxes tão absurda quanto ver as bancadas vazias (pelos menos durante o fim de semana, na corrida esteve mais composto), uma saída de boxe na linha de corrida (como Jerez tem e saiu do calendário há muitos anos atrás), com os pilotos a chegarem ali com tanta velocidade e muitos vimos a bloquear as rodas e a ir largo, por acaso não aconteceu acertar num que vinha a sair da boxe, por acaso..estarão à espera de acontecer um mega acidente??!! Solução: fazer como no GP de Abu Dhabi, um túnel e pôr a saída do lado contrário à linha de corrida!

Segundo ponto, 8 voltas de bandeira amarela numa zona crítica do circuito?? Com um carro mal estacionado na pista e com destroços na mesma, numa zona de DRS, algo importante para o espectáculo da  prova?? Mas afinal, senhor Whiting, o "Safety-Car" é para quê, para entrar em pistas citadinas para dar mais interesse à corrida ou para zelar pela segurança dos pilotos?! Era muito simples, Safety-Car entra, tiram o carro, limpam a pista e relançam a corrida, pois o facto de não ter feito isso só beneficiou quem liderava a corrida pois podia andar sem preocupar com bandeiras... muito mal ajuizado!!!

Terceiro ponto, este é para a FIA e também para a organização da prova. Então a pista desfaz-se com o passar dos carros??!! Mas que ridículo é ver um carro de F1 com um pedaço de tapete preso ao flanco, podendo inclusive ir para os pneus traseiros e bloquear as rodas e provocar um acidente grave.
Charlie Whiting (outra vez na minha mira), para que serve a bandeira preta, ou até mesmo avisar a equipa que tem de mandar entrar Hamilton para retirar esse pedaço de tapete?!! Parece que estão à espera da desgraça acontecer, não percebo a FIA e Charlie Whiting, dão um race ban a um piloto zelando pela segurança da F1 e das corridas e depois acontece isto.. alguém tem o mail do senhor Charlie Whiting, gostava de lhe mandar umas coisitas...Muito mau mesmo!!

Próxima paragem, GP da India, será aqui que Vettel irá fazer o "poker" e dar a machadada final no campeonato de 2012, ou será a Ferrari capaz de dar um mega carro a Alonso e adiar a festa na Red Bull??

GP da Índia


Não percam a próxima Crónica NLC F1 - 2012!

P.S.: é com enorme satisfação que anuncio que a Crónica NLC F1 - 2012 sobre o GP do Japão ultrapassou as 1000 visitas!!

Obrigado a todos por seguirem esta Crónica!!

NLC@2012












































































































































































































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