F1

(clique no vídeo para começar)
online

domingo, 4 de novembro de 2012

Os Deuses da F1 devem estar LOUCOS!! Raikkonen vence!

NLC Crónicas F1 - 2012 
GP Abu Dhabi – 18ª prova
 (04 de Novembro de 2012)  



GP Abu Dhabi, antepenúltima prova do calendário do mundial de F1 de 2012. A F1 está ao rubro, aliás, está assim desde o início, mesmo com 4 vitórias consecutivas, Vettel ainda não conseguiu uma vantagem suficiente para poder descansar, estão todos sob muita pressão. Fernando Alonso não desiste, Raikkonen espreita, Webber e Hamilton esperam por um milagre. Mas, e é um grande mas, se as coisas correrem normalmente, a batalha final será entre o jovem alemão da Red Bull e o espanhol da Ferrari, será uma luta entre o Touro vermelho e Cavalo negro!
Abu Dhabi é simplesmente surreal, fossem todos os circuitos do mundo com esta qualidade, com este glamour (só o Mónaco supera em glamour), pista bem tratada, tudo bem organizado, excelente, a beleza natural, é um circuito de 5 estrelas! Pena é que o desenho (trajecto) da pista não acompanhe todas essas boas qualidades, tem as suas características particulares como todos têm, mas é uma corrida que se decide na largada e na paragem nas boxes, é pena porque é um circuito de outro planeta!
Na Qualificação


Vettel desolado com o problema na bomba de combustível

Golpe de teatro na qualificação para o GP de Abu Dhabi. Sebastian Vettel é penalizado, mas já lá vamos.
Lewis Hamilton (1º) deu uma bofetada de luva branca aos seus críticos, pulverizou a pole position e mostrou que a culpa de não estar mais próximo na luta pelo título não é só dele. Não digam que este circuito favorece a McLaren porque não é verdade, Jenson Button (5º) esteve a anos luz dos tempos de Hamilton com o mesmo carro!
 
Os Red Bull eram os favoritos (ao contrário do que li em muitos sítios na web, é certo que não é o circuito ideal para o Red Bull, mas os únicos circuitos onde o Touro vermelho é claramente batido é em Monza e SPA, de resto está sempre lá para lutar pela vitória), com Vettel (DSQ) à cabeça, mas não contavam com esta performance de Hamilton. Mark Webber (2º) salvou a honra do convento e vai partir da primeira linha da grelha, o australiano lembre-se, ainda tem chances matemáticas de ser campeão e este ano está a ser prolífero em surpresas, não é à toa que Webber defende que não cede a passagem ao companheiro enquanto tiver hipóteses de ser campeão.

A primeira surpresa do dia foi, uma vez mais, Pastor Maldonado (3º) e o seu Williams, este venezuelano em qualificação é bom, é muito bom! Kimi Raikkonen (4º) com pezinhos de lã, mais uma vez está lá, à espreita, é a mais directa ameaça ao 1º lugar de Vettel no campeonato, isto porque se qualificou à frente de Alonso e como é "chato" ultrapassar o finlandês voador!! Fernando Alonso (6º) viu os "upgrades" feitos ao seu Ferrari reduzidos a... zero! pelo menos em qualificação! A ver vamos o que acontece na corrida, terá Alonso mais algum coelho escondido na cartola!!??

Nico Rosberg (7º) deu mais uma luz da sua graça, mas esta Mercedes precisa de uma revolução e já a começou, com a contratação de Lewis Hamilton. Felipe Massa quedou-se pela 8ª posição, estando um pouco longe para defender o seu companheiro, mas lembre-se Vettel foi penalizado e para o alemão da Red Bull chegar a Alonso precisa de passar Massa, vai ser engraçado!!

Resumo feito à qualificação, vamos ao golpe de teatro, Sebastian Vettel, surpreendido pelo andamento do McLaren de Hamilton e do seu companheiro de equipa Mark Webber, logrou fazer o 3º melhor tempo, o que não contava era com o problema na bomba de gasolina (versão oficial da equipa Red Bull) e ficou parado na curva 19. As regras são claras, o piloto tem de levar o carro até às boxes pelos meios mecânicos disponíveis, ou seja, com o carro a trabalhar e ficar ainda com 1 litro de gasolina para análises da FIA. 
Isso não se sucedeu, Vettel só tinha 850ml e foi desqualificado, mas repescado para a corrida pelos comissários de pista, largando assim da linha das boxes, por opção da equipa, para evitar confusões na largada, podia largar de último na grelha.James Watson em 1983, ganhou o GP de Long Beach largando de 22º, esse ainda é o recorde de uma vitória com o lugar mais baixo da grelha, irá Vettel bater esse recorde?
Fonte SkySports

E para os mais esquecidos  (aqueles que dizem que isto é mais uma conspiração da FIA para favorecer a Ferrari), no GP de Espanha, Lewis Hamilton foi o autor da pole position, mas aconteceu-lhe o mesmo que a Vettel, foi penalizado e largou de último, aqui não se poderia esperar outra coisa da FIA (Regulamento - Artigo 6.6.2).





Classificação para a grelha de partida GP Abu Dhabi:


1       Lewis Hamilton                    McLaren-Mercedes            1:41.497    1:40.901    1:40.630
2
Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:41.9331:41.2771:40.978
DSQ
Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:42.160 1:41.511 1:41.073
4
Pastor Maldonado Williams-Renault 1:41.9811:41.9071:41.226
5
Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:42.2221:41.5321:41.260
6
Jenson Button McLaren-Mercedes 1:42.3421:41.8731:41.290
7
Fernando Alonso Ferrari 1:41.9391:41.5141:41.582
8
Nico Rosberg Mercedes 1:41.9261:41.6981:41.603
9
Felipe Massa Ferrari 1:41.9741:41.8461:41.723
10
Romain Grosjean Lotus-Renault 1:42.0461:41.6201:41.778
11
Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:42.5791:42.019

12
Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:42.6241:42.084

13
Paul di Resta Force India-Mercedes 1:42.5721:42.218

14
Michael Schumacher Mercedes 1:42.7351:42.289

15
Bruno Senna Williams-Renault 1:43.2981:42.330

16
Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1:43.5821:42.606

17
Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:43.2801:42.765

18
Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:44.058


19
Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1:44.956


20
Charles Pic Marussia-Cosworth 1:45.089


21
Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:45.151


22
Timo Glock Marussia-Cosworth 1:45.426


23
Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:45.766


24
Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1:46.382




Q1 Tempo 107%
1:48.601




Na Corrida,

Kimi Raikkonen vence em Abu Dhabi
Raikkonen voa para a vitória!

UAUUU!! A melhor corrida do ano acabou de acontecer em Abu Dhabi! Uma corrida fantástica desde a primeira volta até à bandeira de xadrez, onde Kimi Raikkonen a cruzou em 1º, vencendo assim a primeira corrida deste ano no seu regresso ao mundial, tornando-se assim o 8º vencedor diferente este ano, que loucura! E fê-lo ao volante de um Lotus, equipa que não vencia na F1 desde 1987, no GP dos EUA em Detroit onde Ayrton Senna levou a equipa ao degrau mais alto do pódio.

Tudo a postos na largada e ninguém suspeitava que iria ser um GP de outro mundo. A começar, Hamilton (DNF) larga bem e segue na liderança, mas melhor arrancou Raikkonen (1º) que ao beneficiar de mais um arranque pobre de Webber (DNF) sobe ao 2º lugar. Alonso (2º) largou bem, passou Webber de uma forma espectacular e manteve-se junto dos da frente. Vettel (3º) que saíra da linha das boxes preparava a sua recuperação, mas na volta 3 danificou o nariz numa ultrapassagem mal calculada mas conseguiu prosseguir com a corrida. Mas à volta nº 9, começou a roleta russa, Rosberg (DNF) passou a ferro o HRT de Narain Karthikeyan (DNF), literalmente, foi assustador! Safety-Car em pista e todos juntos outra vez, Vettel aproveitou, parou, trocou de pneus e mudou o nariz, mas estava de novo na cauda do pelotão, não se avizinhava fácil o GP para o jovem alemão da Red Bull. 

Corrida reiniciada e lá na frente as coisas estavam mais ou menos calmas até que na volta 20, Hamilton encosta, o motor está calado! Problemas eléctricos acabaram com a corrida do britânico e Raikkonen assume a liderança! E a partir daqui, assistimos a outro GP, lutas fantásticas, com 3 carros lado a lado. Webber e Maldonado (5º) mostraram porque é que na F1 se anda nos limites, grandes lutas até se tocarem, nenhum queria desistir. 

Na volta 39, mais um momento de loucura com Perez / Webber / Grosjean / e Di Resta, os quatro chegaram no final da recta a lutar por posição, Di Resta defende-se de Perez, vai fora, entra e empurra Perez para fora, o mexicano entra e provoca o caos, Grosjean que já lá estava leva com o Sauber e o francês ao tentar evitá-lo, atinge Webber, desfazendo o Red Bull, o australiano e o francês ficaram ali, Perez foi penalizado por provocar o acidente e Di Resta prosseguiu a corrida. Safety-Car em pista outra vez e quem beneficiou mais com tudo isto foi Vettel, que havia parado 2 voltas antes e rodava em 4º, mas estava longe de Button e Alonso, mas tinha pneus frescos!

Corrida reiniciada e Raikkonen foge logo de Alonso, Button (4º) fica com Vettel e estava a segurá-lo de forma exemplar, estava em jogo o 3º posto. Vettel simplesmente não conseguia passar Button, até que num momento de tirar o fôlego, Vettel atira-se literalmente para Button e passa-o, na minha opinião, Button facilitou, não quis ser aquele que pôs um candidato de fora. Alonso estava endiabrado e perseguia Raikkonen tal tigre persegue a sua presa, mas não foi o suficiente, Raikkonen venceu, mostrou que é um dos melhores da modalidade mesmo com um carro inferior!

Foi assim mais um GP de arrepiar em 2012, época que ficará para a história como uma das mais espectaculares de sempre. Vettel apenas perdeu 3 pontos para Alonso depois de arrancar das boxes, tendo agora 10 pontos de vantagem para as duas últimas corridas do ano. Para quem não viu a corrida, aconselho vivamente a ver o GP ou um resumo do mesmo, é do outro mundo! 

Classificação final GP Abu Dhabi:

1        Kimi Räikkönen Lotus-Renault          1:45:58.667      25
2
Fernando Alonso Ferrari
+0.8 secs
18
3
Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault
+4.1 secs
15
4
Jenson Button McLaren-Mercedes
+7.7 secs
12
5
Pastor Maldonado Williams-Renault
+13.0 secs
10
6
Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari
+20.0 secs
8
7
Felipe Massa Ferrari
+22.8 secs
6
8
Bruno Senna Williams-Renault
+23.5 secs
4
9
Paul di Resta Force India-Mercedes
+24.1 secs
2
10
Daniel Ricciardo STR-Ferrari
+27.4 secs
1
11
Michael Schumacher Mercedes
+28.0 secs

12
Jean-Eric Vergne STR-Ferrari
+34.9 secs

13
Heikki Kovalainen Caterham-Renault
+47.7 secs

14
Timo Glock Marussia-Cosworth
+56.4 secs

15
Sergio Perez Sauber-Ferrari
+56.7 secs

16
Vitaly Petrov Caterham-Renault
+64.5 secs

17
Pedro de la Rosa HRT-Cosworth
+71.7 secs

Ret
Charles Pic Marussia-Cosworth
+14    Voltas

Ret
Romain Grosjean Lotus-Renault
Acidente

Ret
Mark Webber Red Bull Racing-Renault
Acidente

Ret
Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
Problema eléctricos

Ret
Narain Karthikeyan HRT-Cosworth
Acidente

Ret
Nico Rosberg Mercedes
Acidente

Ret
Nico Hulkenberg Force India-Mercedes
Acidente


Agora será só assim


Pilotos com chances de ser campeão: Fernando Alonso e Sebastian Vettel, separados apenas por 10 pontos quando faltam 50 para disputar.

Equipas na luta dos constructores: Red Bull e Ferrari.

A luta resume-se tanto a nível de pilotos como de constructores, aos dois chefes de fila da Red Bull e da Ferrari, com os respectivos companheiros de equipa a tentarem ajudar nos constructores! 

O bom do fim de semana,


Escala:
                            0 a 1 – muito mau    2 a 4 – mau   5 a 6 – satisfatório   7 a 8 – bom   9  – muito bom   10 – excelente/perfeito
Kimi Raikkonen e Lotus (10/10), venceu no regresso ao mundial depois de 2 anos fora, largou muito bem, pôs-se à mercê da sorte e conseguiu, fez voar o chapéu de Colin Chapman mais uma vez e deu uma vitória à Lotus o que não vencia desde Ayrton Senna 1987. A Lotus porque está a fazer um trabalho impressionante, dizia eu, há uns meses atrás que este Lotus não iria vencer uma corrida, mas que não podia ser assertivo nesse aspecto porque esta época está ser fantástica e aí está, Raikkonen a provar que este ano de 2012 está a ser fenomenal!

Sebastian Vettel (10/10), ainda não sabe andar muito bem lá para trás, partiu o nariz, quase estragava a corrida com o safety_car em pista, mas arrancou das boxes e terminou em 3º, ganhou 22 posições, é obra. Se for campeão do mundo, está bem entregue, a provar está a manobra que fez a Button, outro piloto ficaria contente com o 4º lugar! Excelente!

Fernando Alonso (9/10), sem ovos, lá fez outra omelete! Na qualificação não tinha andamento, mas na corrida nunca baixou os braços, tentou a vitória, forçou, assustou Raikkonen, mas não deu! Se for campeão do mundo, está bem entregue! Determinação e perícia não falta a este espanhol!

Pastor Maldonado (8/10), este venezuelano está a ficar maduro! Boa qualificação e acima de tudo é um piloto com garras, lutou com Webber como se de o 1º lugar se tratasse, excelente, tirando alguns excessos que lhe são conhecidos, a F1 precisa destes pilotos. Eu sou um dos que defende que Maldonado não devia estar na F1, mas este Maldonado de hoje, merece, que assim continue.

Bruno Senna (7/10), este piloto merece lugar na F1 em 2013. Mesmo sem ter a tal hora e meia de treinos, mesmo depois de uma má qualificação, mesmo depois de se ver envolvido com Vettel, acaba nos pontos e a atacar Massa! Muito bom!

Paul Di Resta (6/10), depois de uma largada confusa, em que o seu companheiro de equipa errou, logrou fazer uma corrida boa, mesmo depois daquela situação complicada à volta 39. Voltou a passar o seu companheiro de equipa no mundial. Grande luta interna que se assiste na Force India.

Kamui Kobayshi, (5/10), este sim, é o verdadeiro Kobayashi, sereno, rápido, tranquilo, boa corrida para Kobayashi.

O mau do fim de semana,
Nico Hulkenberg após a largada
 
Mark Webber (4/10), mau, mau! Envolve-se em escaramuças, não sabe arrancar, não tem calma nos momentos decisivos, má corrida para Webber, mais uma. Tens mesmo a certeza que queres continuar em 2013? Tantos pilotos que morreriam por esse lugar na Red Bull.....

Jenson Button (4/10), tenho de o pôr aqui, apesar da boa corrida! Mas tenho de o pôr mesmo!! Estava a segurar Vettel com uma classe de campeão, mas de repente vê-se surpreendido e deixa o alemão passar. Não Button, eu sei que não queres ser aquele que estragou a luta pelo mundial e que queres ser um "gentleman", mas tu ali não tens nada a perder e o Vettel tem e mais, tu tens um compromisso com a equipa porque ainda podias ser campeão de constructores e dás assim de mão beijada a posição, o Vettel que trave, a linha era tua e foste ultrapassado. Depois no futuro, os outros pilotos não te respeitarão, porque foste "macio". Vê em casa o que fez Maldonado ou Perez, defenderam até à última e puseram no adversário a batata quente de querer ultrapassar ou não! Não tens nada a perder. Mau!

Michael Schumacher (3/10), mais um GP, mais uma desilusão! desta vez foi maior ainda, pois Raikkonen já venceu e desta feita Schumacher fica na história como o único campeão que regressa sem vencer um GP, alto, ainda faltam duas corridas, mas a ver pelo desempenho de hoje e ontem, não creio. Batido sucessivamente pelo seu companheiro de equipa. Mau!

Nico Hulkenberg (2/10), estragou a sua corrida e de mais 2. Haverá aqui lugar para penalização? Uma vez que foi na largada e este ano não se perdoa isso, que o diga Grosjean. Será a mudança para a Sauber que fez Hulkenberg mudar o excelente comportamento que vinha a ter. É que a Sauber está a lutar directamente com a Force India por mais uns milhões no final do campeonato, esquisito, mas não de descartar essa hipótese!!

Momento do fim de semana,


é sem dúvida a recuperação de Sebastian Vettel, apesar da vitória de Raikkonen e da Lotus, mas Vettel fez uma grande corrida, beneficiou da sorte, mas todos os que terminaram o GP beneficiaram dela, por isso, não é por aí, é pela excelente amostra de quem quer ser campeão.

Uma palavra para a FIA,


Estou de acordo com todas as penalizações dadas no fim de semana. Seguiu o critério e não deixou passar nada em claro. Gostaria de ter visto uma penalização a Webber, na situação com o Maldonado, pois este último está na linha de corrida, Webber está meio carro à frente é certo, mas a linha não é dele, por isso não pode meter lá o carro. De resto, Safety-car quando se impunha e dar o parabéns por este magnífico circuito, toda a gente fala dele, mesmo que não segue a F1, glamour, beleza, estruturas, excelente, parabéns FIA!

Curiosidades,

Número 5 na Fórmula 1
Sabia que na F1 a seguir ao nº 1 o número ostentado pelo campeão do mundo do ano anterior, o número mais bem sucedido na F1 é o nº 5!! E isto tem uma explicação bem simples, para os mais velhos é mais fácil entender, pois antigamente as equipas podiam escolher os números com que iam disputar o campeonato à excepção do nº 1 e nº 2. 
E como nenhuma equipa queria o nº3, porque significava o primeiro dos perdedores, iam para os seguintes, nº 5 e nº 6. Pois esses números eram ostentados pelos adversários mais diretos do nº1, daí o 5 estar tão bem cotado. Lembro-me que um dos poucos pilotos a pedir o nº 3 foi Schumacher na Ferrari em 1998, mas em 1997, era o nº 5!!
Hoje em dia é atribuída a classificação dos constructores do campeonato anterior.

Eis alguns dados:

Vitórias:
Nº 1 - 168
Nº 5 - 130
Nº 2 - 83
Pole Positions:
Nº 1 - 156
Nº 5 -  124
Nº 2 - 97
Voltas mais rápidas:
Nº 1 - 137
Nº 5 - 95 
Nº 2 - 91 
Pontos na F1:
Nº 1 - 3.328 pts
Nº 5 - 2.860 "
Nº 2 - 2.675 "
Pódios:
Nº 1 - 326
Nº 2 - 268
Nº 5 - 267

Foi a melhor corrida do ano, a par de Valência (na minha opinião), agora resta Austin e Interlagos e a luta agora é só a dois em ambos os campeonatos, que mais surpresas nos esperam em 2012? É que Austin é estreia, todos partem do zero. Está tão empolgante que não sei se aguento até Austin, por mim seria já amanhã o GP.

Não percam o Crónicas F1 NLC e deixem aqui o vosso comentário.

Próximo GP:



NLC@2012

1 comentário:

  1. Está a ser realmente espectacular esta época. Nunca pensei que o Vettel chegasse ao pódio, mas tb teve sorte com os safety car. Mas da sorte se faz um campeão. o coitado do hamilton é que não tem sorte nenhuma!

    ResponderEliminar