F1

(clique no vídeo para começar)
online

domingo, 27 de maio de 2012


 Mark Webber conquista a princesa da F1!! A prova do Mónaco!!


GP do Mónaco, 59ª edição do mais antigo circuito no actual calendário da F1, ao longo dos anos sofreu apenas pequenas alterações ao seu traçado original e essas foram feitas na zona das piscinas e na chicane no final do túnel e por falar em túnel, este não existia nos primórdios do GP do Mónaco, a curva sim, mas o túnel não!

É um GP agridoce, isto porque na óptica do espectador, é sem dúvida o melhor GP para se estar e ver bem de perto os bólides, há quem diga que consegue ver os olhos do piloto quando este passa. É também o GP que oferece o melhor “glamour”, isto porque no Mónaco existe muito dinheiro, muitas celebridades do mundo do espectáculo vivem lá, inclusive os pilotos do actual pelotão da F1.

Mas na óptica do telespectador, é um dos mais aborrecidos GP’s do ano, isto porque é feito em fila indiana, sem qualquer tipo de hipótese de ultrapassagens a não ser que o piloto a ser ultrapassado “facilite”, por isso é que este GP não se enquadra na actual F1, actual e talvez desde sempre, mas o que é certo é que ele permanece desde o início.

Eu, pessoalmente, gosto do Mónaco mas só pelo facto de ver os bólides a menos de 4cm das paredes e é sem dúvida o mais exigente a nível de mecânica, é o GP com mais passagens de caixa (62 em 3.340 km, o total da volta) de todo o calendário e tem também o “gancho” mais apertado de todas as pistas no mundo, o “gancho” em Lowes!

Na Qualificação,

Michael Schumacher (6º) voltou às poles, nem que tenha sido apenas por 1 segundo, pois a sua penalização em Espanha não lhe permitiu largar do primeiro lugar da grelha. Quem lucrou com isso foi o outro experiente piloto da Red Bull, Mark Webber (1º) que este ano está a mostrar mais determinação, a ver vamos como se saí, pois como é sabido, no Mónaco a pole equivale a 80% da vitória na corrida.

Nico Rosberg também esteve bem no outro Mercedes. Hamilton (3º) mostrou bom andamento embora tenha sido a primeira vez este ano que se vê fora dos dois primeiros lugares da grelha de partida. Os dois Ferrari chegaram à 3ª qualificação e aqui é de louvar Massa (6º) que pela primeira vez este ano chega lá.

A desilusão foi mesmo Jenson Button (12º) que pela segunda vez consecutiva não chegou à Q3. Os Lotus de quem se esperava mais, não estiveram mal, Grosjean (4º) e Raikkonen (8º), mas podiam ter feito melhor. 

Pastor Maldonado que tinha um bom andamento acaba por sair de penúltimo devido a duas penalizações, a primeira (10 lugares) porque se armou em “chico esperto” e foi tirar partido de Sergio Perez em pista provocando um acidente entre ambos, estúpido, muito estúpido até porque já é a segunda vez que o faz, no ano passado foi em SPA com Hamilton, e a segunda penalização (5 lugares) tem a ver com a mudança de caixa de velocidades, ou seja, quinze lugares de penalidade logo no GP Mónaco, corrida estragada para o vencedor do último GP em Espanha.

Na Corrida,

Como o previsto no Mónaco, foi uma corrida aborrecida, só quem não está habituado a ver corridas no circuito monegasco é que se empolgaria com o facto de os seis primeiros estarem colados a 5 voltas do fim, mas aqui no principado quem está assim, bem colocado, não arrisca nada. 

Na largada, Webber foi embora seguido de Rosberg, Hamilton e os dois Ferrari, que conseguiram passar impunes ao pião de Grosjean (terceira vez este ano que não faz mais de uma curva em corrida) tocado por Schumacher na aproximação à primeira curva, St. Devote, uma volta e “Safety Car” na pista, é assim quando há confusão no Mónaco, é como jogar xadrez a alta velocidade!!!

 E depois dessa carambola onde foi possível ver algumas ultrapassagens devido à confusão, tivemos de esperar 20 voltas para ver uma ultrapassagem e o autor dessa proeza foi Sergio Perez que ultrapassou Charles Pic e voltou a fazê-lo perto do fim a Kovalainen a muito custo, ou seja, toda a tentativa de ultrapassagem que não era consumada acabava ou em acidente ou em incidente, 78 voltas para ver duas ultrapassagens em pista é muito pouco para a actual F1.

Então guardou-se para a paragem na boxe as mudanças de posição, mas só do terceiro lugar para baixo, Alonso passou Hamilton, Vettel passou Hamilton e assim ficou até ao fim em fila indiana. O vencedor foi  Webber, seguido de Rosberg, Alonso, Vettel, Hamilton e Massa. O bom é que é o 6º vencedor diferente na sexta corrida do ano. De apontar a excelente estratégia da Red Bull para Vettel valeu-lhe o 4º lugar, já Jean-Eric Vergne que seguia em 7º a sua melhor posição este ano e de sempre, entrou para pôr intermédios pois a ameaça de chuva era iminente, mas  não choveu e não julguem que foi uma aposta arriscada da Toro Rosso, Vergne tinha de parar de qualquer maneira e então arriscaram os intermédios, mas que de pouco valeu pois não choveu. 

De referir Schumacher que mais uma vez não termina uma corrida (4 em 6 corridas).  Parabéns à Lotus pela sua 500ª corrida na F1.

O bom do fim de semana,

Mark Webber, claro, ganhou no Mónaco, por muito que seja uma corrida aborrecida para quem vê, para quem a ganha é excelente e importante para o historial e Webber tornou-se no primeiro australiano a fazê-lo por duas vezes. Muito bom para Webber!! Parabéns, venceu o exigente GP Mónaco!!

Red Bull, fantástico fim de semana para esta equipa que cada vez mais se destaca na frente do campeonato de construtores. Estava curioso para ver qual a estratégia para Vettel, pois na qualificação não entraram para a Q3. E não é que quase dava certo para Vettel, e não falo em pódio, falo na vitória, foi por pouco que não conseguia aqueles 3 segundos extra que lhe dariam a frente da corrida, mas serviu para passar Hamilton e ficar colado ao grupo da frente até ao fim. E claro por terem dado um carro vencedor a Webber.

Michael Schumacher, pela fantástica pole que fez mas que de pouco lhe valeu. E pela demonstração do que é um piloto experiente em pista, mesmo lutando por posição, o alemão sabia que estava com problemas no monolugar e facilitou as ultrapassagens, pena é que 2 voltas depois desistiu, final inglório para o “velhinho” da F1. 

A Ferrari, com Alonso a terminar em mais um pódio e Massa a terminar em 6º, andaram bem e curiosamente mostraram bom andamento quando a pista começou a arrefecer, mas mesmo assim é de assinalar a consistência de Alonso e o claro melhoramento de Massa tanto em corrida como em qualificação. Muito bom! Parece que os alarmes em Maranello estão um pouco mais calmos, Fernando Alonso é líder isolado do campeonato de pilotos.

A Force India, finalmente está a recuperar o terreno perdido no início da época, terminaram os dois nos pontos, Paul Di Resta 7º e Nico Hulkenberg 8º.

Bruno Senna que depois de um fim de semana difícil termina em 10º, o último lugar pontuável para o campeonato.

Sergio Perez e Kovalainen pelos momentos divertidos no final da corrida e para o finlandês que se debateu com um McLaren e recorde-se que Kovalainen ainda anda de “fiat panda”. Excelente!!

A Pirelli, quando toda a gente pensava que estes pneus apenas fariam 12 voltas, eles fizeram 30 a 35, tanto os supermacios como os macios, excelente!! 

O mau do fim de semana,

Ser no Mónaco, é que já sabemos que se não houver chuva pelo meio, vão ser duas horas de seca, pelo menos no ponto de vista do telespectador. Não há ultrapassagens, não há lutas, não há nada. Há sim e para quem vai fundo no desporto, a pilotagem, a concentração, as 62 passagens de caixa por volta, as 6 travagens em 12 numa volta, do grau mais elevado do calendário, os 2 a 4cm dos muros, para quem vê F1 assim este GP é único e absolutamente fantástico, mas para quem não o vê assim é simplesmente uma seca!! E claro as 8 desistências a assinalar, é o GP com mais desistências de longe!

Jenson Button, muito mau mesmo! Má qualificação, azar no arranque, retido atrás de Vergne no início e mais tarde por Kovalainen. Button tem de parar, refletir e depois voltar ao estado normal de Button que é calmo, frio e conservador.

McLaren, já na minha crónica de antevisão da época referi que a McLaren raramente apresenta um carro competitivo no início do campeonato e que só lá para a corrida 8 ou 9 é que apresenta o carro que pode vir a ser campeão. Enganam-se aqueles que pensavam que a McLaren era a mais rápida do pelotão com uma vantagem confortável, não, eu também disse que eram rápidos mas não com grande margem, por pequena margem e por isso não estou surpreendido com estes maus resultados da McLaren neste início de época. Mas a maioria está surpresa quando não tem razões para o estar, McLaren é isto, assusta mas depois apresenta-se fortíssima.

Pastor Maldonado, este venezuelano não sabe viver com o sucesso, fez asneira nos treinos livres e na corrida ficou na primeira curva. Muito mau para quem era o vencedor da última corrida.

Lotus, apesar da comemoração do seu 500º GP, não correu bem, também pelo azar de Grosjean, que já nem sei se é azar ou de quem não sabe mais, pois é a 3ª vez que é apanhado na largada e fica na primeira curva. Kimi Raikkonen não conseguiu fazer nada com o seu Lotus, é bom que estas equipas comecem a descer do céu!!

Uma palavra para a FIA,

DRS no Mónaco, a sério?? Acho que deviam pôr o Mónaco não a contar para o mundial, mas apenas para um “show” para os riquinhos do Mónaco, não faz sentido este GP, é apenas por interesse monetário e para os ricos e não para os adeptos, quem é que hoje tem dinheiro para pagar um bilhete do GP Mónaco??? é triste ver a F1 a ir por caminhos que não sejam os de antigamente, que até tínhamos povo em cimas das árvores para ver a F1.

Não me vou pronunciar mais sobre o Mónaco, finalizando, digo que em termos de profundidade desportiva eu adoro o Mónaco, mas em termos de entretenimento é simplesmente uma aberração!!

Vamos ver como corre no Canadá, será que vamos ter um 7º vencedor diferente em 7 corridas??
Não perca, acompanhe em NLC – Crónicas F1!!

Sem comentários:

Enviar um comentário