F1

(clique no vídeo para começar)
online

domingo, 23 de setembro de 2012

Vettel ganha, Hamilton desiste, Alonso a caminho do sonho!




 GP de Singapura

GP Singapura, 2012, disputa-se à noite sobre um calor e humidade intensos! Facto curioso é que Singapura é uma cidade-estado e considerada uma das mais limpas do mundo, já que é proibido por lei deitar lixo no chão. Então o que acontece aos pilotos quando tiram a película da viseira e deitam-na para a pista??? São perdoados pelas autoridades, ou seja todos os 24 pilotos e apenas estes podem durante o programa oficial em pista fazer lixo, e apenas com as viseiras..!! A isto eu chamo civismo, civilização, desenvolvido, moderno, preocupado com o ambiente, etc… anos luz de Portugal!!! Notícia boa, foi saber da renovação deste circuito com a F1 até 2017. Só um senão, os pilotos pediram a Bernie Ecclestone uma redução da longevidade em quilómetros do GP, pois este tem 309 km e o outro circuito parecido com este, o Mónaco tem apenas 260 km. Estes 309 km fazem de Singapura o GP mais longo e demorado de todo o calendário da F1, uma situação a rever.

Na Qualificação,

Esperava-se um domínio claro de Vettel e o seu Red Bull, pois este dominou por completo as 3 sessões de treinos livres e por boa margem!
Mas na Q1 surgiu um candidato a bater o alemão, Lewis Hamilton e o seu McLaren. Agora ia ser uma luta entre titãs, estes dois pilotos deixaram a concorrência a mais de um segundo na Q2. De fora da Q3 ficaram pilotos como Raikkonen (12º), Massa (13º) e Perez (14º), todos pilotos que vinham em claro ascendente desde SPA e Monza, mas que aqui não encontraram o seu ritmo. Quem parece não ter perdido o ritmo foi mesmo Romain Grosjean, que depois do “race-ban” de Monza foi até à Q3 para conquistar o 8º posto. 

Entramos então na Q3, Hamilton arrebate logo o primeiro posto para não mais o largar, previa-se que Vettel ficasse com o segundo posto, mas eis que de repente aparece um Williams, Pastor Maldonado, sim esse mesmo que não é capaz de andar num GP em corrida, mas que em qualificação mostra-se muito forte, segura o 2º posto e a segunda vez a primeira linha de partida este ano! Excelente performance do venezuelano num circuito difícil. Button (4º) não encontrou o equilíbrio que esperava no seu McLaren mas mesmo assim conseguiu “ajudar” o seu companheiro de equipa, pois terminou à frente de Alonso (5º). 

Prevê-se uma largada interessante, Hamilton e Maldonado na primeira linha, com Vettel e Alonso logo ali, estes dois últimos que são conhecidos por fazerem excelentes arranques. De referir Paul Di Resta no seu Force India em sexto e aos Mercedes, com Schumacher em nono lugar e Rosberg no décimo posto e por falar em Mercedes parece a Daimler pretende manter a marca da estrelinha na F1 com o nome Mercedes. 
E ainda e até que enfim, o “upgrade” ou evolução ou “salto qualitativo” ou como preferirem, dos Marussia, eles estão aí, apanharam o “pace” dos Caterham e estou em pulgas para ver o desempenho deles na corrida, eu referia na minha crónica de início de época (2012) que esta seria uma boa surpresa, mas que tal só aconteceria na segunda metade da época, foi um risco fazer esta previsão pois não têm KERS, mas a equipa é muito boa, muito bem estruturada e utilizam um dos melhores túneis de vento do mundo! A ver vamos no GP!!

Na Corrida,

Vettel vence na desgraça de Hamilton!

Mas que GP atribulado!! Não foram 61 voltas, mas sim duas horas de corrida, o máximo estabelecido nas regras para a duração de um GP. Singapura é sem margem de dúvida, o grande prémio mais longo e demorado do calendário.
A corrida foi como já disse, atribulada, dois “Safety Car”, vários toques, mas não vou fazer um resumo da corrida, pois vocês já viram o GP e para quem não viu, vou apenas dar um comentário ao que de mais importante aconteceu, tendo em conta a luta pelo título.
Na largada esperava-se alguma confusão, pois tínhamos Hamilton e Maldonado, mas nada de grave aconteceu. Hamilton largou bem, Maldonado também, mas na saída da segunda curva, o venezuelano da Williams perdeu um pouco a frente e saiu largo, perdendo dois lugares para Vettel e Button respectivamente. Alonso seguia atrás do Williams, fazendo uma corrida cautelosa e inteligente. Até à primeira paragem, as posições mantiveram-se. No segundo “stint”, algo de inesperado acontece na frente da corrida, Lewis Hamilton abandona com problemas de caixa de velocidades, Vettel passa para a frente seguido de Button, e estes dois pilotos abriram um fosso para os demais perseguidores, claro conduziam um Red Bull e um McLaren! 

34ª volta, Narain Karthikeyan enfia o seu HRT no muro, provocando a entrada do 1º “Safety-Car”, e aqui é o momento crucial da corrida, as estratégias mudam num ápice. Vettel fica na frente, Button quase destrói o Red Bull do alemão no recomeço da corrida, mostrando bons reflexos ao desviar-se do carro da marca austríaca. Parecia que a corrida estava decidida, porque Button não mostrava andamento para Vettel. Maldonado seguia confortável no 3º posto, segurando Alonso, mas eis que Schumacher se distrai e desfaz o Toro Rosso de Vergne, o mais velho piloto atinge o piloto mais novo do pelotão. 2º “Safety-Car” em pista e novamente a sorte bate na porta de Alonso, depois de Hamilton (o vice líder) desistir, Maldonado com problemas hidráulicos também desiste, Alonso recebia assim 2 lugares grátis e ascendia ao 3º posto. Assim ficou, Vettel, Button e Alonso.

De referir o quarto posto de Di Resta no Force India, Rosberg volta a fazer uma boa corrida terminando em 5º. Raikkonen não se dá bem em Singapura mas desta vez terminou uma corrida e pontuou em 6º e Massa que na primeira volta tinha tido um furo, com as situações de “Safety-Car” conseguiu chegar a 8º. Os Marussia andaram muito bem, como tinha previsto, fazendo o melhor resultado da época, Timo Glock terminou em 12º, muito bom! 
GP de Singapura nas suas 5 edições teve sempre “Safety-Car” em pista e mais uma curiosidade, os 3 únicos pilotos a completarem todas as voltas nas 5 edições do GP de Singapura foram precisamente os três primeiros classificados neste GP, Vettel, Button e Alonso, todos os outros já desistiram por uma ou outra razão!

Classificação final, GP Singapura:
1      Sebastian Vettel               Red Bull Racing-Renault     59             Vencedor

2
Jenson Button McLaren-Mercedes 59 +8.9 secs

3
Fernando Alonso Ferrari 59 +15.2 secs

4
Paul di Resta Force India-Mercedes 59 +19.0 secs

5
Nico Rosberg Mercedes 59 +34.7 secs

6
Kimi Räikkönen Lotus-Renault 59 +35.7 secs

7
Romain Grosjean Lotus-Renault 59 +36.6 secs

8
Felipe Massa Ferrari 59 +42.8 secs

9
Daniel Ricciardo STR-Ferrari 59 +45.8 secs

10
Mark Webber Red Bull Racing-Renault 59 +47.1 secs

11
Sergio Perez Sauber-Ferrari 59 +50.6 secs

12
Timo Glock Marussia-Cosworth 59 +91.9 secs

13
Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 59 +97.1 secs

14
Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 59 +99.4 secs

15
Heikki Kovalainen Caterham-Renault 59 +107.9 secs

16
Charles Pic Marussia-Cosworth 59 +132.8 secs

17
Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 58 +1 Lap

18
Bruno Senna Williams-Renault 57 +2 Lap

19
Vitaly Petrov Caterham-Renault 57 +2 Lap

Ret
Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 38 +21 Laps

Ret
Michael Schumacher Mercedes 38 +21 Laps

Ret
Pastor Maldonado Williams-Renault 36 +23 Laps

Ret
Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 30 +29 Laps

Ret
Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 22 +37 Laps


O bom do fim de semana,

Escala:
0 a 1 – muito mau    2 a 4 – mau   5 a 6 – satisfatório   7 a 8 – bom   9  – muito bom   10 – excelente/perfeito

Marussia (9/10), falava no início da época, que a Marussia, seria a minha surpresa na segunda metade da época, e aí estão eles a provarem a minha previsão, excelente corrida, mantiveram-se longe dos acidentes e incidentes e lograram fazer o melhor resultado do ano. Com isso, ultrapassaram a Caterham no campeonato de constructores! Muito bom!! Excelente! Espero ver continuidade!

Sebastian Vettel (8/10), fez uma boa corrida, mostrou um andamento muito rápido, só superado por Hamilton, mas beneficiou da desistência do britânico e alcançou a vitória, a sua segunda em Singapura e coloca-se agora a 29 pontos de Alonso como vice líder. 

Paul Di Resta e Force India (8/10), excelente corrida do escocês, termina em 4º lugar a sua melhor classificação num GP de F1. Não foi à toa que Vijay Mallya assumiu claramente que queria ultrapassar a Sauber na tabela de construtores, o seu carro está muito competitivo e ainda bem! Esta equipa tem pernas para crescer na F1 e a curto prazo!

Jenson Button (7/10), não tinha andamento para Vettel, nitidamente, mas tem consistência e não fosse o azar das já 4 desistências, todas elas por falha mecânica e estaríamos com um Button na luta pelo título, mas azar de uns, a sorte de outros!

Fernando Alonso (6/10), por falar em sorte, aqui está um que tem sido bafejado muitas vezes este ano pela mesma. Não estou a criticar, os campeões são assim, fazem-se com sorte e ele próprio admitiu na conferência de imprensa feita no pódio.
Alonso fez uma corrida inteligente, serena, sem correr riscos demasiados e assim, pode continuar por mais 3 GP’s, perdendo 10 pontos para Vettel, mas depois faltarão mais 3 GP’s para terminar o ano, terá Alonso carro para ir até ao fim?? Eu previ que o espanhol chegaria às últimas 3/4 corridas com chances de ganhar o título, para já vai de acordo com a minha previsão, mas a partir de Abu Dabi já teremos uma melhor avaliação .

Felipe Massa (6/7), quando anda mal critico e quando anda bem congratulo! Depois do azar da primeira volta em que teve um furo, descendo para 24º lugar, conseguiu recuperar para um espectacular 8º posto! Parabéns!

Lotus, Raikkonen e Grosjean (5/10), fica hoje provado que a Lotus tem um bom carro sim senhor, mas não para ganhar corridas, quanto mais sonhar em dar o título a Raikkonen, ele lá se mantém em 3º do campeonato, mas eu acredito que não tem a mínima chance, mas quem sou eu para prever algo de tão concreto num ano de 2012 de loucos!!!!!

O mau do fim de semana,

Antes de esmiuçar a performance daqueles que estiveram menos bem neste GP, quero lançar um MUITO MAU (0/10) para todos os pilotos que trocam de capacete de GP em GP. O capacete é a identidade de um piloto e hoje em dia com os cockpits cada vez mais altos de forma a protegerem mais os pilotos, o capacete torna-se ainda mais importante na forma como identificarmos o piloto dentro do carro.
Essa é a imagem de marca dos pilotos, por isso é que muitos dizem que antigamente vivia-se mais a F1, eu concordo, os pilotos veneravam os seus capacetes e se hoje em dia os mudam para depois os leiloar para a caridade, não precisam de os mudar, um capacete de Hamilton, Schumacher ou Vettel vale bem o dinheiro se for o original, eu preferia o original ao invés de uma decoração diferente! Muito mau, um bem haja àqueles que se mantêm fieis à sua identidade.

Mark Webber (4/10), não foi muito mau, porque no final fez um forcing para conquistar um pontinho e ajudar a Red Bull no campeonato de constructores. Já estou farto de dizer isto, mas Webber tu tens um Red Bull, levaste um banho de Vettel. Não achas que te podias sentar com o Schumacher e combinar os dois em comprar uma cana de pesca e no processo, levar o Maldonado para conduzir o barco e o Petrov para levar o isco!!!! Já não fazem falta à F1!!

Sauber (4/10), depois de um pódio fantástico em Monza e de os dois pilotos pontuarem, ficaram de fora dos pontos neste GP, facto é que a Force India está a apertar o cerco e vai ser muito engraçado ver a luta entre estas duas equipas que têm nas suas fileiras, 4 excelentes pilotos!

Williams e McLaren (4/10), não foi pelos seus 4 pilotos que não obtiveram bons resultados, até porque a Williams sempre pontuou aqui em Singapura! Maldonado, que eu muitas vezes critico por não saber conduzir, hoje esteve muito bem, aliás durante todo o fim de semana, provando que o seu problema está na cabeça, pois se ele se concentrar pode obter bons resultados! Bruno Senna, de 22º na grelha, andou pelo 7º, 8º posto, começou a perder potência no seu Williams e quando desistiu já estava fora dos pontos. A Williams de outrora era de uma fiabilidade tremenda, esta não… o mesmo se aplica à McLaren, com tantos abandonos, não conseguirá ser campeã de constructores, tem carro, tem pilotos, mas a fiabilidade está aquém….!

Michael Schumacher (1/10), muito mau mesmo! Não se pode perder a concentração, quando se está sentado num carro com mais de 700 cavalos, 18 000 RPM e com pouco mais de 600 kg, num circuito citadino. Mais uma falha do alemão, estou farto de o pôr aqui nos últimos 3 anos, a par dele, só mesmo Massa e Webber. Estragou a corrida dele, mas mais importante, estragou a corrida que estava a ser boa do rookie Vergne, que este sim ainda tem muito para provar na F1. “Schummy”, acho que o Webber quer falar contigo…

Momento do fim de semana,



Este GP foi acidentado, existem vários momentos, Massa/Senna, Hulkenberg/Perez, a desistência de Hamilton que é muito importante para as contas do título. 
Mas eu escolhi um momento que poderia dar a Alonso a machadada final na luta pelo título, deixando os seus rivais mais directos fora de combate!
Volta 38, “Safety-Car” vai para as boxes e a corrida vai-se reiniciar, no último “s”, Button pensou que Vettel já iria arrancar para o lançamento da corrida, mas não, o alemão apenas estava a aquecer os travões e Button a grande velocidade consegue por instinto ou por muito saber, desviar-se da traseira do alemão e evitar o acidente que poria os dois de fora e quem ascenderia ao primeiro lugar (com a desistência de Maldonado), esse mesmo, o calmo e sereno Fernando Alonso, ganharia 25 pontos a Vettel e a Hamilton…eu até me arrisco dizer que é o momento da época (para esta continuar interessante, claro)!!!

Uma palavra para a FIA,

De facto, o caso da longevidade deste GP é algo a ponderar e a conversar com os pilotos e equipas, espero para o ano ver uma redução nos quilómetros deste GP, apenas por uma questão de dualidade. 

Outra situação, quando me deparei com o calendário provisório de 2013, vi que tiraram o GP da Europa e o respectivo circuito de Valência, até aqui tudo bem, pois tinham de escolher entre Barcelona e Valência e claro que aqui a escolha seria óbvia e isto seria no sentido de evitar 2 GP’s por país. Mas eis que o dinheiro e a economia falaram mais alto outra vez, Estados Unidos, ainda que provisório, tem 2 GP’s, eu compreendo que lá haja um, porque é a América do Norte, um país desenvolvido e para os patrocinadores é um mercado bastante interessante. 

Agora pôr dois GP’s apenas por esse aspecto é estúpido e demonstra claramente que a F1 não se preocupa com os adeptos mas apenas e só com dinheiro, os EUA até têm história na F1, com dois campeões do mundo [Phill Hill (1961) e Mario Andretti (1978)], teve um total de 233 pilotos participantes, 62 equipas inscritas, a última foi a Penske em 1974 e de 1959 a 2007 teve 33 GP’s. É de facto um bom palmarés, ou relativamente positivo, mas vamos passear na rua e perguntar ao norte-americano comum, quem é o campeão em título da F1?? ou quais foram os campeões mundiais pelo seu país na F1?? não vão saber responder, conhecem Jimmy Johnson, Jeff Gordon, etc.. mas esses são de outras paragens. Por isso a meu ver este 2º GP nos EUA é puramente por interesses económicos! Porque desportivos não vejo muito retorno, isto na ótica do adepto. 

 
Mas também sei ver o que de bom a FIA faz, hoje completam-se 39 anos da estreia do “Safety-Car” na F1, foi no GP do Canadá em 1973. Uma medida que melhorou em muito a segurança de todos os participantes de um GP. Parabéns!




Espera-se mais um episódio espectacular no Japão desta magnífica série de F1 em 2012!! Está a ser um ano fenomenal, brutal, inacreditável!!! 
Até lá fique com Crónicas NLC!! Partilhem e divulguem!! Obrigado!

Em memória de:

 Dr. Sid Watkins
1928-2012
 Respect!

NLC©2012

Sem comentários:

Enviar um comentário