GP de Singapura
GP Singapura, 2012, disputa-se à
noite sobre um calor e humidade intensos! Facto curioso é que Singapura é uma
cidade-estado e considerada uma das mais limpas do mundo, já que é proibido por
lei deitar lixo no chão. Então o que acontece aos pilotos quando tiram a
película da viseira e deitam-na para a pista??? São perdoados pelas
autoridades, ou seja todos os 24 pilotos e apenas estes podem durante o
programa oficial em pista fazer lixo, e apenas com as viseiras..!! A isto eu
chamo civismo, civilização, desenvolvido, moderno, preocupado com o ambiente,
etc… anos luz de Portugal!!! Notícia boa, foi saber da renovação deste circuito
com a F1 até 2017. Só um senão, os pilotos pediram a Bernie Ecclestone uma
redução da longevidade em quilómetros do GP, pois este tem 309 km e o outro
circuito parecido com este, o Mónaco tem apenas 260 km. Estes 309 km fazem de
Singapura o GP mais longo e demorado de todo o calendário da F1, uma situação a
rever.
Na Qualificação,
Esperava-se um domínio claro de Vettel e o seu Red Bull, pois este
dominou por completo as 3 sessões de treinos livres e por boa margem!
Mas na Q1 surgiu um candidato a bater o alemão, Lewis Hamilton e o seu
McLaren. Agora ia ser uma luta entre titãs, estes dois pilotos deixaram a
concorrência a mais de um segundo na Q2. De fora da Q3 ficaram pilotos como
Raikkonen (12º), Massa (13º) e Perez (14º), todos pilotos que vinham em claro
ascendente desde SPA e Monza, mas que aqui não encontraram o seu ritmo. Quem
parece não ter perdido o ritmo foi mesmo Romain Grosjean, que depois do
“race-ban” de Monza foi até à Q3 para conquistar o 8º posto.
Entramos então na Q3, Hamilton
arrebate logo o primeiro posto para não mais o largar, previa-se que Vettel
ficasse com o segundo posto, mas eis que de repente aparece um Williams, Pastor
Maldonado, sim esse mesmo que não é capaz de andar num GP em corrida, mas que
em qualificação mostra-se muito forte, segura o 2º posto e a segunda vez a
primeira linha de partida este ano! Excelente performance do venezuelano num
circuito difícil. Button (4º) não encontrou o equilíbrio que esperava no seu
McLaren mas mesmo assim conseguiu “ajudar” o seu companheiro de equipa, pois
terminou à frente de Alonso (5º).
Prevê-se uma largada
interessante, Hamilton e Maldonado na primeira linha, com Vettel e Alonso logo
ali, estes dois últimos que são conhecidos por fazerem excelentes arranques. De
referir Paul Di Resta no seu Force India em sexto e aos Mercedes, com
Schumacher em nono lugar e Rosberg no décimo posto e por falar em Mercedes parece a Daimler
pretende manter a marca da estrelinha na F1 com o nome Mercedes.
E ainda e até
que enfim, o “upgrade” ou evolução ou “salto qualitativo” ou como preferirem,
dos Marussia, eles estão aí, apanharam o “pace” dos Caterham e estou em pulgas para
ver o desempenho deles na corrida, eu referia na minha crónica de início de
época (2012) que esta seria uma boa surpresa, mas que tal só aconteceria na
segunda metade da época, foi um risco fazer esta previsão pois não têm KERS,
mas a equipa é muito boa, muito bem estruturada e utilizam um dos melhores
túneis de vento do mundo! A ver vamos no GP!!
Na Corrida,
Vettel vence na desgraça de Hamilton!
Mas que GP atribulado!! Não foram 61 voltas, mas sim duas horas de
corrida, o máximo estabelecido nas regras para a duração de um GP. Singapura é
sem margem de dúvida, o grande prémio mais longo e demorado do calendário.
A corrida foi como já disse,
atribulada, dois “Safety Car”, vários toques, mas não vou fazer um resumo da
corrida, pois vocês já viram o GP e para quem não viu, vou apenas dar um
comentário ao que de mais importante aconteceu, tendo em conta a luta pelo
título.
Na largada esperava-se alguma
confusão, pois tínhamos Hamilton e Maldonado, mas nada de grave aconteceu.
Hamilton largou bem, Maldonado também, mas na saída da segunda curva, o venezuelano da Williams perdeu um
pouco a frente e saiu largo, perdendo dois lugares para Vettel e Button
respectivamente. Alonso seguia atrás do Williams, fazendo uma corrida
cautelosa e inteligente. Até à primeira paragem, as posições mantiveram-se. No
segundo “stint”, algo de inesperado acontece na frente da corrida, Lewis
Hamilton abandona com problemas de caixa de velocidades, Vettel passa para a
frente seguido de Button, e estes dois pilotos abriram um fosso para os demais
perseguidores, claro conduziam um Red Bull e um McLaren!
34ª volta, Narain Karthikeyan
enfia o seu HRT no muro, provocando a entrada do 1º “Safety-Car”, e aqui é o
momento crucial da corrida, as estratégias mudam num ápice. Vettel fica na
frente, Button quase destrói o Red Bull do alemão no recomeço da corrida,
mostrando bons reflexos ao desviar-se do carro da marca austríaca. Parecia que
a corrida estava decidida, porque Button não mostrava andamento para Vettel.
Maldonado seguia confortável no 3º posto, segurando Alonso, mas eis que
Schumacher se distrai e desfaz o Toro Rosso de Vergne, o mais velho piloto atinge
o piloto mais novo do pelotão. 2º “Safety-Car” em pista e novamente a sorte
bate na porta de Alonso, depois de Hamilton (o vice líder) desistir,
Maldonado com problemas hidráulicos também desiste, Alonso recebia assim 2
lugares grátis e ascendia ao 3º posto. Assim ficou, Vettel, Button e Alonso.
De referir o quarto posto de Di
Resta no Force India, Rosberg volta a fazer uma boa corrida terminando em 5º.
Raikkonen não se dá bem em Singapura mas desta vez terminou uma corrida e
pontuou em 6º e Massa que na primeira volta tinha tido um furo, com as
situações de “Safety-Car” conseguiu chegar a 8º. Os Marussia andaram muito bem,
como tinha previsto, fazendo o melhor resultado da época, Timo Glock terminou
em 12º, muito bom!
GP de Singapura nas suas 5 edições teve sempre “Safety-Car”
em pista e mais uma curiosidade, os 3 únicos pilotos a completarem todas as
voltas nas 5 edições do GP de Singapura foram precisamente os três primeiros classificados
neste GP, Vettel, Button e Alonso, todos os outros já desistiram por uma ou
outra razão!
Classificação final, GP Singapura:
1 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | 59 | Vencedor | |||
2 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 59 | +8.9 secs | |||
3 | Fernando Alonso | Ferrari | 59 | +15.2 secs | |||
4 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | 59 | +19.0 secs | |||
5 | Nico Rosberg | Mercedes | 59 | +34.7 secs | |||
6 | Kimi Räikkönen | Lotus-Renault | 59 | +35.7 secs | |||
7 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | 59 | +36.6 secs | |||
8 | Felipe Massa | Ferrari | 59 | +42.8 secs | |||
9 | Daniel Ricciardo | STR-Ferrari | 59 | +45.8 secs | |||
10 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | 59 | +47.1 secs | |||
11 | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | 59 | +50.6 secs | |||
12 | Timo Glock | Marussia-Cosworth | 59 | +91.9 secs | |||
13 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | 59 | +97.1 secs | |||
14 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 59 | +99.4 secs | |||
15 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | 59 | +107.9 secs | |||
16 | Charles Pic | Marussia-Cosworth | 59 | +132.8 secs | |||
17 | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | 58 | +1 Lap | |||
18 | Bruno Senna | Williams-Renault | 57 | +2 Lap | |||
19 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | 57 | +2 Lap | |||
Ret | Jean-Eric Vergne | STR-Ferrari | 38 | +21 Laps | |||
Ret | Michael Schumacher | Mercedes | 38 | +21 Laps | |||
Ret | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 36 | +23 Laps | |||
Ret | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | 30 | +29 Laps | |||
Ret | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 22 | +37 Laps |
O bom do fim de semana,
Escala:
0
a 1 –
muito mau 2 a 4 – mau
5 a 6 – satisfatório
7 a 8 – bom 9 – muito bom 10 – excelente/perfeito
Marussia (9/10), falava no
início da época, que a Marussia, seria a minha surpresa na segunda metade da
época, e aí estão eles a provarem a minha previsão, excelente corrida,
mantiveram-se longe dos acidentes e incidentes e lograram fazer o melhor
resultado do ano. Com isso, ultrapassaram a Caterham no campeonato de
constructores! Muito bom!! Excelente! Espero ver continuidade!
Sebastian Vettel (8/10), fez uma boa corrida, mostrou um
andamento muito rápido, só superado por Hamilton, mas beneficiou da desistência do britânico e alcançou a vitória, a sua segunda em Singapura e coloca-se agora a 29
pontos de Alonso como vice líder.
Paul Di Resta e Force India
(8/10),
excelente corrida do escocês, termina em 4º lugar a sua melhor classificação
num GP de F1. Não foi à toa que Vijay Mallya assumiu claramente que queria
ultrapassar a Sauber na tabela de construtores, o seu carro está muito
competitivo e ainda bem! Esta equipa tem pernas para crescer na F1 e a curto
prazo!
Jenson Button (7/10), não tinha
andamento para Vettel, nitidamente, mas tem consistência e não fosse o azar das
já 4 desistências, todas elas por falha mecânica e estaríamos com um Button na
luta pelo título, mas azar de uns, a sorte de outros!
Fernando Alonso (6/10), por
falar em sorte, aqui está um que tem sido bafejado muitas vezes este ano pela
mesma. Não estou a criticar, os campeões são assim, fazem-se com sorte e ele próprio
admitiu na conferência de imprensa feita no pódio.
Alonso fez uma corrida
inteligente, serena, sem correr riscos demasiados e assim, pode continuar por
mais 3 GP’s, perdendo 10 pontos para Vettel, mas depois faltarão mais 3 GP’s
para terminar o ano, terá Alonso carro para ir até ao fim?? Eu previ que o
espanhol chegaria às últimas 3/4 corridas com chances de ganhar o título, para
já vai de acordo com a minha previsão, mas a partir de Abu Dabi já teremos uma
melhor avaliação .
Felipe Massa (6/7), quando anda
mal critico e quando anda bem congratulo! Depois do azar da primeira volta
em que teve um furo, descendo para 24º lugar, conseguiu recuperar para um
espectacular 8º posto! Parabéns!
Lotus, Raikkonen e Grosjean (5/10),
fica hoje provado que a Lotus tem um bom carro sim senhor, mas não para ganhar
corridas, quanto mais sonhar em dar o título a Raikkonen, ele lá se mantém em
3º do campeonato, mas eu acredito que não tem a mínima chance, mas quem sou eu
para prever algo de tão concreto num ano de 2012 de loucos!!!!!
O mau do fim de semana,
Antes de esmiuçar a performance
daqueles que estiveram menos bem neste GP, quero lançar um MUITO MAU (0/10) para todos os pilotos que
trocam de capacete de GP em GP. O capacete é a identidade de um piloto e hoje
em dia com os cockpits cada vez mais altos de forma a protegerem mais os
pilotos, o capacete torna-se ainda mais importante na forma como identificarmos o
piloto dentro do carro.
Essa é a imagem de marca dos pilotos, por isso é que muitos dizem que
antigamente vivia-se mais a F1, eu concordo, os pilotos veneravam os seus
capacetes e se hoje em dia os mudam para depois os leiloar para a caridade, não
precisam de os mudar, um capacete de Hamilton, Schumacher ou Vettel vale bem o
dinheiro se for o original, eu preferia o original ao invés de uma decoração
diferente! Muito mau, um bem haja àqueles que se mantêm fieis à sua identidade.
Mark Webber (4/10),
não foi muito mau, porque no final fez um forcing para conquistar um pontinho e
ajudar a Red Bull no campeonato de constructores. Já estou farto de dizer isto,
mas Webber tu tens um Red Bull, levaste um banho de Vettel. Não achas que te
podias sentar com o Schumacher e combinar os dois em comprar uma cana de pesca
e no processo, levar o Maldonado para conduzir o barco e o Petrov para levar o
isco!!!! Já não fazem falta à F1!!
Sauber (4/10), depois de um pódio fantástico em Monza e
de os dois pilotos pontuarem, ficaram de fora dos pontos neste GP, facto é que
a Force India está a apertar o cerco e vai ser muito engraçado ver a luta entre
estas duas equipas que têm nas suas fileiras, 4 excelentes pilotos!
Williams e McLaren (4/10), não foi
pelos seus 4 pilotos que não obtiveram bons resultados, até porque a Williams
sempre pontuou aqui em Singapura! Maldonado, que eu muitas vezes critico por
não saber conduzir, hoje esteve muito bem, aliás durante todo o fim de semana,
provando que o seu problema está na cabeça, pois se ele se concentrar pode
obter bons resultados! Bruno Senna, de 22º na grelha, andou pelo 7º, 8º posto,
começou a perder potência no seu Williams e quando desistiu já estava fora dos
pontos. A Williams de outrora era de uma fiabilidade tremenda, esta não… o mesmo
se aplica à McLaren, com tantos abandonos, não conseguirá ser campeã de constructores, tem
carro, tem pilotos, mas a fiabilidade está aquém….!
Michael Schumacher (1/10), muito mau mesmo! Não se pode perder a concentração,
quando se está sentado num carro com mais de 700 cavalos, 18 000 RPM e com
pouco mais de 600 kg, num circuito citadino. Mais uma falha do alemão, estou
farto de o pôr aqui nos últimos 3 anos, a par dele, só mesmo Massa e Webber. Estragou
a corrida dele, mas mais importante, estragou a corrida que estava a ser boa do
rookie Vergne, que este sim ainda tem muito para provar na F1. “Schummy”, acho
que o Webber quer falar contigo…
Momento do fim de semana,
Este GP foi acidentado, existem vários momentos, Massa/Senna, Hulkenberg/Perez,
a desistência de Hamilton que é muito importante para as contas do título.
Mas eu
escolhi um momento que poderia dar a Alonso a machadada final na luta pelo
título, deixando os seus rivais mais directos fora de combate!
Volta 38, “Safety-Car” vai para as boxes e a corrida vai-se reiniciar,
no último “s”, Button pensou que Vettel já iria arrancar para o lançamento da
corrida, mas não, o alemão apenas estava a aquecer os travões e Button a grande
velocidade consegue por instinto ou por muito saber, desviar-se da traseira do
alemão e evitar o acidente que poria os dois de fora e quem ascenderia ao
primeiro lugar (com a desistência de Maldonado), esse mesmo, o calmo e sereno
Fernando Alonso, ganharia 25 pontos a Vettel e a Hamilton…eu até me arrisco
dizer que é o momento da época (para esta continuar interessante, claro)!!!
Uma palavra para a FIA,
De facto, o caso da longevidade
deste GP é algo a ponderar e a conversar com os pilotos e equipas, espero para
o ano ver uma redução nos quilómetros deste GP, apenas por uma questão de
dualidade.
Outra situação, quando me deparei com o calendário provisório de
2013, vi que tiraram o GP da Europa e o respectivo circuito de Valência, até aqui tudo
bem, pois tinham de escolher entre Barcelona e Valência e claro que aqui a escolha seria
óbvia e isto seria no sentido de evitar 2 GP’s por país. Mas eis que o dinheiro
e a economia falaram mais alto outra vez, Estados Unidos, ainda que provisório, tem
2 GP’s, eu compreendo que lá haja um, porque é a América do Norte, um país
desenvolvido e para os patrocinadores é um mercado bastante interessante.
Agora pôr dois GP’s apenas por
esse aspecto é estúpido e demonstra claramente que a F1 não se preocupa com os
adeptos mas apenas e só com dinheiro, os EUA até têm história na F1, com dois
campeões do mundo [Phill Hill (1961) e Mario Andretti (1978)], teve um total de
233 pilotos participantes, 62 equipas inscritas, a última foi a Penske em 1974
e de 1959 a 2007 teve 33 GP’s. É de facto um bom palmarés, ou relativamente
positivo, mas vamos passear na rua e perguntar ao norte-americano comum, quem é
o campeão em título da F1?? ou quais foram os campeões mundiais pelo seu país na
F1?? não vão saber responder, conhecem Jimmy Johnson, Jeff Gordon, etc.. mas
esses são de outras paragens. Por isso a meu ver este 2º GP nos EUA é puramente
por interesses económicos! Porque desportivos não vejo muito retorno, isto na ótica
do adepto.
Mas também sei ver o que de bom a
FIA faz, hoje completam-se 39 anos da estreia do “Safety-Car” na F1, foi no GP
do Canadá em 1973. Uma medida que melhorou em muito a segurança de todos os
participantes de um GP. Parabéns!
Espera-se mais um episódio espectacular no Japão desta magnífica série de F1 em 2012!! Está a ser um ano fenomenal, brutal, inacreditável!!!
Até lá fique com Crónicas NLC!! Partilhem e divulguem!! Obrigado!
Em memória de:
Dr. Sid Watkins
1928-2012
Respect!
NLC©2012
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