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segunda-feira, 11 de junho de 2012

7 em 7!!!!


Lewis Hamilton alcança a primeira vitória em 2012

GP do Canadá em Montreal, palco para a 7ª prova a contar para o mundial de F1 de 2012. Num dos mais disputados campeonatos de sempre, o circo chegou ao Canadá com 6 vencedores diferentes em tantas outras provas, o que é um marco histórico na F1. Este é o 865º GP da história da F1, num circuito com o nome de um dos “mágicos” que por aqui passou, “Gilles Villeneuve”. Será que fez-se história novamente no Canadá? Ou irá um piloto vencer pela segunda vez este ano ao cabo de 7 corridas?

História foi escrita mais uma vez, 7 corridas, 7 vencedores diferentes!!! Está de loucos esta F1 de 2012, nunca antes se tinha vivido um momento como este! A chave do sucesso para este campeonato está sem dúvida no facto de a FIA juntamente com Bernie Ecclestone ter reduzido ao máximo as hipóteses das equipas mexerem com o regulamento, ou seja, dando-lhe uma outra interpretação e com isso ganham todos, o público, os amantes, os pilotos, as equipas, é de facto uma excelente manobra daqueles que regem o desporto rei do automobilismo.

Nesta crónica vou introduzir duas novidades, “o momento do fim de semana” e na análise do “bom” e “mau” do fim de semana, os pilotos e equipas a que eu me referir, vou avaliá-los numa escala de 0 a 10 valores, pondo à frente do nome referido algo do género (5/10), será a avaliação NLC aos pilotos e equipas.
Escala:
0 a 1 – muito mau
2 a 4 – mau
5 a 6 – satisfatório
7 a 8 – bom
9 – muito bom
10 – excelente/perfeito

Na Qualificação,

Foi uma das qualificações mais renhidas dos últimos anos na F1, do primeiro lugar de Vettel na Q2 até ao 15º posto (!!) existia apenas um segundo de diferença, muito pouco para se meterem 15 carros!! Muito competitivo o sábado de qualificação, na Q3 Vettel obteve a pole position seguido de Hamilton (2º), Alonso (3º), Webber (4º), Rosberg (5º).

A Red Bull mostrou um andamento muito forte em qualificação, o mesmo demonstrou Alonso com o seu Ferrari. Lewis Hamilton manteve o seu forte andamento em qualificação este ano e mais uma vez sai da primeira linha da grelha de partida. De referir o bom desempenho de Felipe Massa (6º) que mais uma vez chega à Q3, parece estar de volta o brasileiro da equipa de Maranello. Ainda por baixo continua Jenson Button (10º) que simplesmente não conseguiu manter o ritmo do pelotão da frente, em nenhuma das sessões do fim de semana. Raikkonen (12º) também desiludiu.

Esta qualificação ficou marcada pela dificuldade dos pilotos em pôr temperatura nos pneus, fossem eles macios ou super macios, era evidente a forma como os pilotos mesmo depois de 2 ou 3 voltas andavam aos ziguezagues na recta grande para aquecerem os pneumáticos.

Na Corrida,

No meio do intenso calor no continente americano, na estreita recta da meta do circuito Gilles Villeneuve, os semáforos vermelhos apagaram-se para a largada da 7ª prova do mundial. Sebastian Vettel larga muito bem da pole, mantendo-se na liderança seguido de Hamilton e Alonso. Foi uma corrida com pouco movimento no início, apenas Felipe Massa estava interessado em mostrar serviço, passando Rosberg no final da segunda volta.

Mas como é apanágio no Canadá, esta nunca é uma prova aborrecida, até porque sabia-se de antemão que as estratégias para este GP poderiam ser muito diferentes tendo em vista o desgaste dos pneus, fosse qual fosse os compostos colocados nos bólides! E assim foi, a corrida mexeu na passagem da 21ª volta, quando os da frente pararam. Alonso salta de 3º para 1º da geral, Vettel cai para 3º e Hamilton mantinha-se na perseguição ao líder, conseguindo ultrapassar Alonso. Previa-se por esta altura uma estratégia de 2 paragens para os lideres da corrida, já que Grosjean, Raikkonen e Perez vinham numa estratégia de apenas uma paragem. Não se sabia ainda ao certo qual a que daria certo.

Na última parte da corrida, Hamilton pergunta ao seu chefe de equipa: “eles também vão para duas paragens?” ao que o seu engenheiro de pista respondeu: “sim, vão de certeza!”. Pois esta certeza, não foi tão certa, é que Hamilton parou, ficou a 15 segs da liderança e viu os seus dois oponentes mais diretos  não pararem, parecia que ia ser mais uma desgraça de estratégia para as hostes da McLaren. Hamilton tinha de recuperar 9 segs em 11 voltas, e conseguiu, tal era a diferença de andamento para os da frente, cerca de 2 segs mais rápido, até Vettel depois de ter sido ultrapassado pelo britânico, parou, mudou de pneus e ainda foi “buscar” Alonso que não tinha parado a segunda vez, Vettel era 4 segs mais rápido por volta que Alonso, tudo isto em 8 voltas.

Mas não se esqueçam, que Grosjean e Perez vinham com estratégia de uma só paragem e quase dava para o francês da Lotus, pois não só passou Vettel e Alonso como terminou a 2 segs de Hamilton da disputa pela vitória. Sergio Perez idem, passou o alemão da Red Bull e o espanhol da Ferrari e terminou num excelente 3º posto. Nada a ver com 90% da corrida, apenas Hamilton se manteve nos 3 primeiros. Que corrida, que emoção, que espetáculo, que show de automobilismo e mais, nos 6 primeiros lugares terminaram 6 equipas diferentes, o que me dizem desta F1, absolutamente fabulosa!!

Lewis Hamilton conquistou a sua primeira vitória da época sendo assim o 7º piloto diferente a ganhar este ano em tantas outras corridas, vai-se escrevendo história e batendo-se recordes neste ano de 2012 da F1!!!

O bom do fim de semana,

Lewis Hamilton (9/10), excelente corrida para Lewis Hamilton, sob pressão, confiou na sua equipa mesmo esta tendo dado uma falsa informação, foi à luta e conquistou “à Hamilton” a sua primeira vitória do ano! Fenomenal!
Romain Grosjean (9/10), magnífica pilotagem deste francês. E não é que se Grosjean passa a primeira curva do GP, alcança excelentes resultados!! Ofuscou Raikkonen e ainda pôs em sentido Hamilton para a vitória na corrida!! Soberbo!
Sergio Perez (9/10), desta vez não houve transmissão por parte da equipa a dizer, “quarto lugar é importante…”, atirou-se para Alonso, passou-o e conquistou mais um pódio este ano, depois do 2º posto da Malásia, 3º no Canadá. Recuperou 12 lugares até final!! Fantástico!!
McLaren, Lotus e Sauber, (8/10), arriscaram na estratégia e saíram vencedores, todas elas conseguiram os objectivos, fica no ar, se Rosberg não tivesse travado o comboio perseguidor onde estaria Grosjean ou até mesmo Raikkonen. Arriscaram e petiscaram!
Felipe Massa (7/10), ponho aqui o brasileiro por uma razão muito simples, mostrou serviço, mostrou garra, determinação. Isso é de apreciar, cometeu um excesso é certo, fez um pião que lhe custou um bom resultado, mas ainda assim logrou um 10º posto final, num pelotão em que um segundo conta muito. Boa corrida, pena que já comece a ficar tarde. Mas valeu pela mostra de determinação e motivação.

O mau do fim de semana,

A Williams (3/10), para quem mostrou que já é capaz de vencer este ano, andou lá para trás com os Caterham e os Marussia, temo que os bons tempos da equipa de Sir Frank Williams tenham terminado este ano. Espero estar enganado, mas o que é certo é que os upgrades feitos nas equipas da frente abriram um fosso para esta equipa.
Jenson Button (1/10), tem um McLaren igual ao de Hamilton e levou uma volta de avanço, queixou-se o fim de semana inteiro porque não conseguia ter “grip” nos pneus traseiros, todos os pilotos tiveram esse problema, por isso, Button, não é por aí. Muito mau para quem abriu o ano a vencer.
Ferrari e Alonso (5/10) e estou a ser lisonjeiro com a nota, isto porque a Red Bull percebeu mais rápido que parando ainda dava para ir buscar o Alonso e a Ferrari não percebeu que parando ainda conseguia terminar na frente de Vettel, foi mal analisado, mas como um campeonato é feito de consistência pode ser que o espanhol até tenha tido um bom resultado, mas aqui ficou demonstrado que a Ferrari demora a reagir.
Mark Webber (5/10), depois de uma vitória de mestria no Mónaco, desiludiu no Canadá, fica aqui o satisfatório pelos pontos conseguidos para a equipa, o que parece ser cada vez mais o seu papel nesta equipa, só para completar Vettel.
Michael Schumacher (3/10), sei que é por problemas mecânicos que ele tem desistido a maior parte das vezes, mas o outro alemão Nico, também usa o mesmo material e não desiste por avarias técnicas, eu calculo que Nico saiba usar melhor o material ao seu dispor.

Momento do fim de semana,

A excelente ultrapassagem de Nico Rosberg na chicane de acesso à recta da meta, por fora a Raikkonen, na 42º volta, esta vai para os anais da F1, com todo o mérito!!!! Magnífico!!

Uma palavra para a FIA,

Depois do conturbado final do GP do Mónaco, em que as equipas se queixaram à FIA do fundo plano com buracos da Red Bull ser ilegal, a FIA atribuiu na mesma a vitória a Webber mas considerou o fundo ilegal, mas afinal era ilegal ou não?? A questão é que o fundo passou nas verificações técnicas antes do GP, logo estava apto para correr e a FIA não podia no fim tirar uma vitória que foi merecida e legal, agora se a Red Bull mudasse durante o fim de semana o fundo, isso seria outra história.

Então a FIA decidiu abolir esse fundo deixando o uso do mesmo ao critério da equipa austríaca que obviamente não quis correr o risco de ver os seus dois carros desqualificados, até porque Newey referiu que não davam uma diferença de andamento significativa. Atenção FIA para estes casos que podem ser cruciais para o desfecho não só de um GP, mas de um campeonato inteiro, tal é a competitividade que se vive hoje em dia na F1.



Adorava que o GP da Europa fosse já amanhã, estou em pulgas com este campeonato, nunca se sabe quem vai ganhar, embora já se vá notando em qualificação quais são os que ficam mais vezes na frente, mas em corrida a história é outra. Estou siderado, estupefacto, perplexo, maravilhado, delirante com a F1 actual, um bem haja a todos!

 NLC©2012
Classificação Final GP Canadá

1
Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
1:32:29.586

2
Romain Grosjean Lotus-Renault
+2.5 secs

3
Sergio Perez Sauber-Ferrari
+5.2 secs

4
Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault
+7.2 secs

5
Fernando Alonso Ferrari
+13.4 secs

6
Nico Rosberg Mercedes
+13.8 secs

7
Mark Webber Red Bull Racing-Renault
+15.0 secs

8
Kimi Räikkönen Lotus-Renault
+15.5 secs

9
Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari
+24.4 secs

10
Felipe Massa Ferrari
+25.2 secs

11
Paul di Resta Force India-Mercedes
+37.6 secs

12
Nico Hulkenberg Force India-Mercedes
+46.2 secs

13
Pastor Maldonado Williams-Renault
+47.0 secs

14
Daniel Ricciardo STR-Ferrari
+64.4 secs

15
Jean-Eric Vergne STR-Ferrari
+1 Lap

16
Jenson Button McLaren-Mercedes
+1 Lap

17
Bruno Senna Williams-Renault
+1 Lap

18
Heikki Kovalainen Caterham-Renault
+1 Lap

19
Vitaly Petrov Caterham-Renault
+1 Lap

20
Charles Pic Marussia-Cosworth
+3 Laps

Ret
Timo Glock Marussia-Cosworth
Brakes

Ret
Michael Schumacher Mercedes
Rear wing

Ret
Pedro de la Rosa HRT-Cosworth
Brakes

Ret     Narain Karthikeyan HRT-Cosworth       Brakes


Mundial de Pilotos

1 Lewis Hamilton
             88
2 Fernando Alonso

86
3 Sebastian Vettel

85
4 Mark Webber

79
5 Nico Rosberg

67
6 Kimi Räikkönen

55
7 Romain Grosjean

53
8 Jenson Button

45
9 Sergio Perez

37
10 Pastor Maldonado

29
11 Kamui Kobayashi

21
12 Paul di Resta

21
13 Bruno Senna

15
14 Felipe Massa

11
15 Nico Hulkenberg

7
16 Jean-Eric Vergne

4
17 Daniel Ricciardo

2
18 Michael Schumacher

2
19 Heikki Kovalainen

0
20 Timo Glock

0
21 Charles Pic

0
22 Narain Karthikeyan

0
23 Vitaly Petrov

0
24      Pedro de la Rosa

0


Mundial de Constructores

1 Red Bull Racing-Renault            164
2 McLaren-Mercedes 133
3 Lotus-Renault 108
4 Ferrari 97
5 Mercedes 69
6 Sauber-Ferrari 58
7 Williams-Renault 44
8 Force India-Mercedes 28
9 STR-Ferrari 6
10 Caterham-Renault 0
11 Marussia-Cosworth 0
12      HRT-Cosworth 0

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