7 em 7!!!!
Lewis Hamilton alcança a primeira vitória em 2012
GP do Canadá em Montreal, palco para a 7ª prova a
contar para o mundial de F1 de 2012. Num dos mais disputados campeonatos de
sempre, o circo chegou ao Canadá com 6 vencedores diferentes em tantas outras
provas, o que é um marco histórico na F1. Este é o 865º GP da história da F1,
num circuito com o nome de um dos “mágicos”
que por aqui passou, “Gilles
Villeneuve”. Será que fez-se história novamente no Canadá? Ou irá um piloto
vencer pela segunda vez este ano ao cabo de 7 corridas?
História foi escrita mais uma vez, 7 corridas, 7
vencedores diferentes!!! Está de loucos esta F1 de 2012, nunca antes se tinha
vivido um momento como este! A chave do sucesso para este campeonato está sem
dúvida no facto de a FIA juntamente com Bernie Ecclestone ter reduzido ao
máximo as hipóteses das equipas mexerem com o regulamento, ou seja, dando-lhe
uma outra interpretação e com isso ganham todos, o público, os amantes, os
pilotos, as equipas, é de facto uma excelente manobra daqueles que regem o
desporto rei do automobilismo.
Nesta crónica vou introduzir duas novidades, “o
momento do fim de semana” e na análise do “bom” e “mau” do fim de semana, os
pilotos e equipas a que eu me referir, vou avaliá-los numa escala de 0 a 10
valores, pondo à frente do nome referido algo do género (5/10), será a
avaliação NLC aos pilotos e equipas.
Escala:
0 a 1 – muito mau
2 a 4 – mau
5 a 6 – satisfatório
7 a 8 – bom
9 – muito bom
10 – excelente/perfeito
Na Qualificação,
Foi uma das qualificações mais renhidas dos últimos anos na F1, do primeiro
lugar de Vettel na Q2 até ao 15º posto (!!)
existia apenas um segundo de diferença, muito pouco para se meterem 15 carros!!
Muito competitivo o sábado de qualificação, na Q3 Vettel
obteve a pole position seguido de Hamilton
(2º), Alonso (3º), Webber
(4º), Rosberg (5º).
A Red Bull mostrou um andamento muito forte
em qualificação, o mesmo demonstrou Alonso com o seu Ferrari.
Lewis Hamilton manteve o seu forte andamento em qualificação este ano e mais
uma vez sai da primeira linha da grelha de partida. De referir o bom desempenho
de Felipe Massa (6º) que mais uma vez chega
à Q3, parece estar de volta o brasileiro da equipa de Maranello. Ainda por
baixo continua Jenson Button (10º) que
simplesmente não conseguiu manter o ritmo do pelotão da frente, em nenhuma das
sessões do fim de semana. Raikkonen (12º)
também desiludiu.
Esta qualificação ficou marcada pela dificuldade dos pilotos em pôr
temperatura nos pneus, fossem eles macios ou super macios, era evidente a forma
como os pilotos mesmo depois de 2 ou 3 voltas andavam aos ziguezagues na recta
grande para aquecerem os pneumáticos.
Na Corrida,
No meio do intenso calor no continente americano, na estreita recta da meta
do circuito Gilles Villeneuve, os semáforos vermelhos apagaram-se para a
largada da 7ª prova do mundial. Sebastian Vettel
larga muito bem da pole, mantendo-se na liderança seguido de Hamilton e Alonso.
Foi uma corrida com pouco movimento no início, apenas Felipe
Massa estava interessado em mostrar serviço, passando Rosberg no final
da segunda volta.
Mas como é apanágio no Canadá, esta nunca é uma prova aborrecida, até
porque sabia-se de antemão que as estratégias para este GP poderiam ser muito
diferentes tendo em vista o desgaste dos pneus, fosse qual fosse os compostos
colocados nos bólides! E assim foi, a corrida mexeu na passagem da 21ª volta,
quando os da frente pararam. Alonso salta de 3º para 1º da geral, Vettel cai para 3º e Hamilton
mantinha-se na perseguição ao líder, conseguindo ultrapassar Alonso. Previa-se
por esta altura uma estratégia de 2 paragens para os lideres da corrida, já que
Grosjean, Raikkonen
e Perez vinham numa estratégia de apenas uma paragem. Não se sabia ainda
ao certo qual a que daria certo.
Na última parte da corrida, Hamilton
pergunta ao seu chefe de equipa: “eles
também vão para duas paragens?” ao que o seu engenheiro de pista respondeu:
“sim, vão de certeza!”. Pois esta
certeza, não foi tão certa, é que Hamilton
parou, ficou a 15 segs da liderança e viu os seus dois oponentes mais diretos não pararem, parecia que ia ser mais uma
desgraça de estratégia para as hostes da McLaren.
Hamilton tinha de recuperar 9 segs em 11 voltas, e conseguiu, tal era a
diferença de andamento para os da frente, cerca de 2 segs mais rápido, até Vettel depois de ter sido ultrapassado pelo
britânico, parou, mudou de pneus e ainda foi “buscar” Alonso
que não tinha parado a segunda vez, Vettel
era 4 segs mais rápido por volta que Alonso,
tudo isto em 8 voltas.
Mas não se esqueçam, que Grosjean e Perez
vinham com estratégia de uma só paragem e quase dava para o francês da Lotus,
pois não só passou Vettel e Alonso como terminou
a 2 segs de Hamilton da disputa pela
vitória. Sergio Perez idem, passou o alemão da Red Bull e o espanhol da Ferrari
e terminou num excelente 3º posto. Nada a ver com 90% da corrida, apenas
Hamilton se manteve nos 3 primeiros. Que corrida, que emoção, que espetáculo,
que show de automobilismo e mais, nos 6 primeiros lugares terminaram 6 equipas
diferentes, o que me dizem desta F1, absolutamente fabulosa!!
Lewis Hamilton conquistou a sua primeira vitória da época sendo assim o 7º
piloto diferente a ganhar este ano em tantas outras corridas, vai-se escrevendo
história e batendo-se recordes neste ano de 2012 da F1!!!
O bom do fim de semana,
Lewis Hamilton (9/10),
excelente corrida para Lewis Hamilton, sob pressão, confiou na sua equipa mesmo
esta tendo dado uma falsa informação, foi à luta e conquistou “à Hamilton” a
sua primeira vitória do ano! Fenomenal!
Romain Grosjean (9/10),
magnífica pilotagem deste francês. E não é que se Grosjean passa a primeira
curva do GP, alcança excelentes resultados!! Ofuscou Raikkonen e ainda pôs em
sentido Hamilton para a vitória na corrida!! Soberbo!
Sergio Perez (9/10), desta
vez não houve transmissão por parte da equipa a dizer, “quarto lugar é
importante…”, atirou-se para Alonso, passou-o e conquistou mais um pódio este
ano, depois do 2º posto da Malásia, 3º no Canadá. Recuperou 12 lugares até final!! Fantástico!!
McLaren, Lotus e
Sauber, (8/10),
arriscaram na estratégia e saíram vencedores, todas elas conseguiram os
objectivos, fica no ar, se Rosberg não tivesse travado o comboio perseguidor
onde estaria Grosjean ou até mesmo Raikkonen. Arriscaram e petiscaram!
Felipe Massa (7/10), ponho
aqui o brasileiro por uma razão muito simples, mostrou serviço, mostrou garra,
determinação. Isso é de apreciar, cometeu um excesso é certo, fez um pião que
lhe custou um bom resultado, mas ainda assim logrou um 10º posto final, num
pelotão em que um segundo conta muito. Boa corrida, pena que já comece a ficar
tarde. Mas valeu pela mostra de determinação e motivação.
O mau do fim de semana,
A Williams (3/10), para
quem mostrou que já é capaz de vencer este ano, andou lá para trás com os
Caterham e os Marussia, temo que os bons tempos da equipa de Sir Frank Williams
tenham terminado este ano. Espero estar enganado, mas o que é certo é que os
upgrades feitos nas equipas da frente abriram um fosso para esta equipa.
Jenson Button (1/10), tem um
McLaren igual ao de Hamilton e levou uma volta de avanço, queixou-se o fim de
semana inteiro porque não conseguia ter “grip” nos pneus traseiros, todos os
pilotos tiveram esse problema, por isso, Button, não é por aí. Muito mau para
quem abriu o ano a vencer.
Ferrari e Alonso (5/10) e estou
a ser lisonjeiro com a nota, isto porque a Red Bull percebeu mais rápido que
parando ainda dava para ir buscar o Alonso e a Ferrari não percebeu que parando
ainda conseguia terminar na frente de Vettel, foi mal analisado, mas como um
campeonato é feito de consistência pode ser que o espanhol até tenha tido um
bom resultado, mas aqui ficou demonstrado que a Ferrari demora a reagir.
Mark Webber (5/10), depois
de uma vitória de mestria no Mónaco, desiludiu no Canadá, fica aqui o
satisfatório pelos pontos conseguidos para a equipa, o que parece ser cada vez
mais o seu papel nesta equipa, só para completar Vettel.
Michael Schumacher (3/10), sei
que é por problemas mecânicos que ele tem desistido a maior parte das vezes,
mas o outro alemão Nico, também usa o mesmo material e não desiste por avarias
técnicas, eu calculo que Nico saiba usar melhor o material ao seu dispor.
Momento do fim de semana,
A excelente ultrapassagem de Nico Rosberg na chicane de acesso à recta da
meta, por fora a Raikkonen, na 42º volta, esta vai para os anais da F1, com
todo o mérito!!!! Magnífico!!
Uma palavra para a FIA,
Depois do conturbado final do GP do Mónaco, em que as equipas se queixaram
à FIA do fundo plano com buracos da Red Bull ser ilegal, a FIA atribuiu na
mesma a vitória a Webber mas considerou o fundo ilegal, mas afinal era ilegal
ou não?? A questão é que o fundo passou nas verificações técnicas antes do GP,
logo estava apto para correr e a FIA não podia no fim tirar uma vitória que foi
merecida e legal, agora se a Red Bull mudasse durante o fim de semana o fundo,
isso seria outra história.
Então a FIA decidiu abolir esse fundo deixando o uso
do mesmo ao critério da equipa austríaca que obviamente não quis correr o risco
de ver os seus dois carros desqualificados, até porque Newey referiu que não
davam uma diferença de andamento significativa. Atenção FIA para estes casos
que podem ser cruciais para o desfecho não só de um GP, mas de um campeonato
inteiro, tal é a competitividade que se vive hoje em dia na F1.
Adorava que o GP da Europa fosse já amanhã, estou em pulgas com este
campeonato, nunca se sabe quem vai ganhar, embora já se vá notando em qualificação
quais são os que ficam mais vezes na frente, mas em corrida a história é outra.
Estou siderado, estupefacto, perplexo, maravilhado, delirante com a F1 actual,
um bem haja a todos!
NLC©2012
Classificação Final GP Canadá
1 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 1:32:29.586 | ||||
2 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | +2.5 secs | ||||
3 | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | +5.2 secs | ||||
4 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | +7.2 secs | ||||
5 | Fernando Alonso | Ferrari | +13.4 secs | ||||
6 | Nico Rosberg | Mercedes | +13.8 secs | ||||
7 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | +15.0 secs | ||||
8 | Kimi Räikkönen | Lotus-Renault | +15.5 secs | ||||
9 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | +24.4 secs | ||||
10 | Felipe Massa | Ferrari | +25.2 secs | ||||
11 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | +37.6 secs | ||||
12 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +46.2 secs | ||||
13 | Pastor Maldonado | Williams-Renault | +47.0 secs | ||||
14 | Daniel Ricciardo | STR-Ferrari | +64.4 secs | ||||
15 | Jean-Eric Vergne | STR-Ferrari | +1 Lap | ||||
16 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | +1 Lap | ||||
17 | Bruno Senna | Williams-Renault | +1 Lap | ||||
18 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | +1 Lap | ||||
19 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | +1 Lap | ||||
20 | Charles Pic | Marussia-Cosworth | +3 Laps | ||||
Ret | Timo Glock | Marussia-Cosworth | Brakes | ||||
Ret | Michael Schumacher | Mercedes | Rear wing | ||||
Ret | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | Brakes | ||||
Ret | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | Brakes |
Mundial de Pilotos
1 | Lewis Hamilton | 88 | ||||
2 | Fernando Alonso | 86 | ||||
3 | Sebastian Vettel | 85 | ||||
4 | Mark Webber | 79 | ||||
5 | Nico Rosberg | 67 | ||||
6 | Kimi Räikkönen | 55 | ||||
7 | Romain Grosjean | 53 | ||||
8 | Jenson Button | 45 | ||||
9 | Sergio Perez | 37 | ||||
10 | Pastor Maldonado | 29 | ||||
11 | Kamui Kobayashi | 21 | ||||
12 | Paul di Resta | 21 | ||||
13 | Bruno Senna | 15 | ||||
14 | Felipe Massa | 11 | ||||
15 | Nico Hulkenberg | 7 | ||||
16 | Jean-Eric Vergne | 4 | ||||
17 | Daniel Ricciardo | 2 | ||||
18 | Michael Schumacher | 2 | ||||
19 | Heikki Kovalainen | 0 | ||||
20 | Timo Glock | 0 | ||||
21 | Charles Pic | 0 | ||||
22 | Narain Karthikeyan | 0 | ||||
23 | Vitaly Petrov | 0 | ||||
24 | Pedro de la Rosa | 0 |
Mundial de Constructores
1 | Red Bull Racing-Renault | 164 |
2 | McLaren-Mercedes | 133 |
3 | Lotus-Renault | 108 |
4 | Ferrari | 97 |
5 | Mercedes | 69 |
6 | Sauber-Ferrari | 58 |
7 | Williams-Renault | 44 |
8 | Force India-Mercedes | 28 |
9 | STR-Ferrari | 6 |
10 | Caterham-Renault | 0 |
11 | Marussia-Cosworth | 0 |
12 | HRT-Cosworth | 0 |
Sem comentários:
Enviar um comentário