NLC Crónicas
F1 - 2012
GP
Japão – Suzuka – 15ª prova
(07 de outubro de 2012)
Japão, GP
Suzuka, um dos GP mais empolgantes e desafiantes do ano, detém uma das curvas
mais rápidas do mundo, a 130 R, feita a 305 km/h!! É uma pista, a par de SPA,
onde os pilotos gostam de vir e participar! É conhecida também por ser um dos
circuitos mais exigentes a nível de pneus, é o GP que devido ao seu desenho
coloca mais cargas de energia nos compostos pneumáticos da Pirelli. É,
portanto, um GP aliciante e o de 2012 tem mais uns condimentos à mistura para
aprimorar o fim de semana!
Irá a
McLaren permitir a Lewis Hamilton lutar pelo título? Irá Sergio Perez descansar
agora que assinou pela McLaren? Irá Michael Schumacher querer provar que ainda
serviria para a F1, mesmo depois do seu anúncio de retirada? Irá Massa aparecer
e segurar o lugar na Ferrari ou os pilotos da Force India já estarão com as
garras de fora e de olho nesse lugar?
Todas essas
perguntas a serem respondidas logo após o fim do GP, que se prevê muito
equilibrado mas com pequena vantagem para Red Bull e McLaren.
Na
Qualificação,
|
Como seria
de prever, Red Bull e McLaren dominaram os treinos livres e de qualificação.
Vettel (1º) obteve a sua 4º pole consecutiva no Japão, fazendo assim um
“poker”, desde 2009 que o 1º lugar da grelha pertence a Vettel! Mark Webber
(2º) como fiel escudeiro que é, da Red Bull e de Vettel, segurou a 2ª posição
da grelha. Jenson Button (8º) logrou levar o seu McLaren ao 3º posto, mas como
tinha a penalização de 5 lugares por trocar a caixa de velocidades, vai largar
de 8º!
A primeira
surpresa, ou não, é o Sauber de Kamui Kobayashi (3º), que vai largar assim da
segunda linha da grelha para o seu GP caseiro. Romain Grosjean (4º) estará ao
seu lado. Em 5º surge Sergio Perez, nada melhor que um bom resultado para
deixar satisfeitos aqueles que apostaram nele para conduzir um McLaren em 2013.
Fernando
Alonso foi 6º, com a penalização de Button, mas não se avizinha fácil a tarefa
do espanhol, pois reparem nos pilotos que tem de ultrapassar para chegar a
Vettel, este sim, o alemão poderá fazer uma operação excelente aqui no Japão, o
título está ao rubro!!
Por falar em
título, Lewis Hamilton, foi perseguido pelo azar, o pião de Raikkonen (7º)
prejudicou muitos pilotos, pois estes tiveram de abrandar, o britânico foi um
deles, pois tinha andamento para fazer melhor, a ver vamos o que se passa na
corrida, pois se a tarefa de Alonso é difícil, a de Hamilton é quase
impossível.
Massa ficou
na Q2, como norma este ano e Michael Schumacher também, mas este tinha uma
penalização de 10 lugares pelo sucedido com Vergne em Singapura, logo a sua
posição à partida seria sempre má! De referir ainda a Marussia que manteve o
bom andamento e está aí para segurar o 10º lugar do campeonato de
constructores! Estão assim lançados os dados para um GP muito bom no país do
sol nascente!
Qualificação
do GP Japão:
1
|
Sebastian
Vettel
|
Red Bull
Racing-Renault
|
1:32.608
|
1:31.501
|
1:30.839
|
||
2
|
Mark Webber
|
Red Bull Racing-Renault
|
1:32.951
|
1:31.950
|
1:31.090
|
||
3
|
Jenson Button*
|
McLaren-Mercedes
|
1:33.077
|
1:31.772
|
1:31.290
|
||
4
|
Kamui Kobayashi
|
Sauber-Ferrari
|
1:32.042
|
1:31.886
|
1:31.700
|
||
5
|
Romain Grosjean
|
Lotus-Renault
|
1:32.029
|
1:31.988
|
1:31.898
|
||
6
|
Sergio Perez
|
Sauber-Ferrari
|
1:32.147
|
1:32.169
|
1:32.022
|
||
7
|
Fernando Alonso
|
Ferrari
|
1:32.459
|
1:31.833
|
1:32.114
|
||
8
|
Kimi Räikkönen
|
Lotus-Renault
|
1:32.221
|
1:31.826
|
1:32.208
|
||
9
|
Lewis Hamilton
|
McLaren-Mercedes
|
1:33.061
|
1:32.121
|
1:32.327
|
||
10
|
Nico Hulkenberg*
|
Force India-Mercedes
|
1:32.828
|
1:32.272
|
|||
11
|
Felipe Massa
|
Ferrari
|
1:32.946
|
1:32.293
|
|||
12
|
Paul di Resta
|
Force India-Mercedes
|
1:32.898
|
1:32.327
|
|||
13
|
Michael Schumacher**
|
Mercedes
|
1:33.349
|
1:32.469
|
|||
14
|
Pastor Maldonado
|
Williams-Renault
|
1:32.834
|
1:32.512
|
|||
15
|
Nico Rosberg
|
Mercedes
|
1:33.015
|
1:32.625
|
|||
16
|
Daniel Ricciardo
|
STR-Ferrari
|
1:33.059
|
1:32.954
|
|||
17
|
Jean-Eric Vergne***
|
STR-Ferrari
|
1:33.370
|
1:33.368
|
|||
18
|
Bruno Senna
|
Williams-Renault
|
1:33.405
|
||||
19
|
Heikki Kovalainen
|
Caterham-Renault
|
1:34.657
|
||||
20
|
Timo Glock
|
Marussia-Cosworth
|
1:35.213
|
||||
21
|
Pedro de la Rosa
|
HRT-Cosworth
|
1:35.385
|
||||
22
|
Charles Pic
|
Marussia-Cosworth
|
1:35.429
|
||||
23
|
Vitaly Petrov
|
Caterham-Renault
|
1:35.432
|
||||
24
|
Narain Karthikeyan
|
HRT-Cosworth
|
1:36.734
|
||||
Q1 107% Time
|
1:38.471
|
*
penalização de 5 lugares
**
penalização de 10 lugares
***penalização
de 3 lugares
Na Corrida,
Vettel de ponta a ponta! Alonso bate no fundo do poço!
Tudo a
postos para a largada do GP, semáforos apagam-se e Vettel lança-se para uma
corrida dominante e fenomenal! O alemão viu-se livre da confusão da primeira
curva e que confusão, pois nela esteve envolvido o líder do campeonato,
Fernando Alonso. O espanhol viu-se num beco sem saída, não podia ir para mais
lado nenhum, assim como Raikkonen que lhe deu um ligeiro toque no pneu traseiro
fazendo o espanhol fazer um pião. O piloto nº1 da Ferrari viu assim a sorte
virar-lhe as costas, o milagreiro hoje não fez milagres. Um pouco mais à frente
ainda na curva 1, Grosjean entusiasmou-se e bateu em Webber estragando a
corrida do australiano e a FIA não perdoou, Stpo&Go de 10 segundos para o
francês. Bruno Senna também levou uma penalização por embater em Rosberg, um
"drive trough" para o brasileiro.
Esperava-se
asssim um GP emocionante, a ver pela 1ª curva, o Safety Car entrou, estratégias
foram alteradas mas desenganem-se foi um GP, apático, os Sauber largaram bem,
principalmente Kobayashi que era 2º no fim da primeira volta, Button
também largou bem e a sensação do fim de semana, foi esse mesmo, Felipe Massa,
logrou terminar em 2º lugar, já lá iam uns bons meses desde a última vez que
vimos Massa num pódio. O japonês a correr em casa levou o seu Sauber ao lugar
mais baixo do pódio, um prémio para o japonês que mostrou mais uma vez que não
é mais lento que Perez e que talvez merecesse um carro melhor para 2013, a ver
vamos.
Vettel, fez
um "Grand Chelem", pole, vitória, volta mais rápida e liderou da
primeira à última volta. A asa traseira que foi escondida e mantida em segredo
pela Red Bull deu resultados, voltamos a ver um Red Bull dominador e não fosse
o azar de Webber, a dobradinha estaria mais que evidente.
A McLaren
desiludiu um pouco, terminando com Button e Hamilton em 4º e 5º
respectivamente, mas a desilusão maior vai para o futuro piloto da Mercedes,
Alonso fora e Hamilton pouco fez para reduzir a diferença, Hamilton ou a
McLaren?? Preciso de pelo menos mais um GP para responder a essa pergunta.
Sergio Perez descansou na sombra da bananeira, quis mostrar serviço e foi conhecer
a escapatória da curva mais lenta do circuito! Felipe Massa mostrou que está
ali para segurar o seu lugar na Ferrari. Michael Schumacher provou que já não
está para estas andanças. Hulkenberg e Di Resta não mostraram muito, talvez
Hulkenberg tenha estado melhor mas isso não chega para convencer a Ferrari!
Classificação Final - GP Japão -
2012
1 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | 53 Voltas | 1:28:56.242 | |||
2 | Felipe Massa | Ferrari | 53 | +20.6 secs | |||
3 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | 53 | +24.5 secs | |||
4 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 53 | +25.0 secs | |||
5 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 53 | +46.4 secs | |||
6 | Kimi Räikkönen | Lotus-Renault | 53 | +50.4 secs | |||
7 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 53 | +51.1 secs | |||
8 | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 53 | +52.3 secs | |||
9 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | 53 | +54.6 secs | |||
10 | Daniel Ricciardo | STR-Ferrari | 53 | +66.9 secs | |||
11 | Michael Schumacher | Mercedes | 53 | +67.7 secs | |||
12 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | 53 | +83.4 secs | |||
13 | Jean-Eric Vergne | STR-Ferrari | 53 | +88.6 secs | |||
14 | Bruno Senna | Williams-Renault | 53 | +88.7 secs | |||
15 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | 52 | +1 Lap | |||
16 | Timo Glock | Marussia-Cosworth | 52 | +1 Lap | |||
17 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | 52 | +1 Lap | |||
18 | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | 52 | +1 Lap | |||
19 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | 51 | Retired | |||
Ret | Charles Pic | Marussia-Cosworth | 37 | Engine | |||
Ret | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | 32 | Retired | |||
Ret | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | 18 | Spin | |||
Ret | Fernando Alonso | Ferrari | 0 | Accident | |||
Ret | Nico Rosberg | Mercedes | 0 | Accident |
O
bom do fim de semana,
Escala:
0 a 1 – muito mau 2 a 4 – mau 5 a 6 –
satisfatório 7 a 8 – bom
9 – muito bom 10 – excelente/perfeito
Sebastian
Vettel (10/10), fez um "Grand Chelem" e uma das melhores corridas da
carreira. Controlou sempre a corrida, já sabia de antemão que
Alonso estava fora e que só tinha de levar o Red Bull a bom porto. Mas o que
este piloto tem de bom quando anda na frente, é que não perde a concentração e
faz voltas rápidas atrás de voltas rápidas, mesmo com o perseguidor mais
directo a mais de 10 segundos de distância. Vettel foi feito para andar na
frente! Recuperou 25 pontos, está agora a 4 pontos da liderança e deixem-me
fazer esta previsão, é o próximo campeão do mundo! Mas claro que basta um
problema de alternador e as contas voltam-se a baralhar. Mesmo assim, grande
corrida! Fantástico!
Felipe Massa
(9/10), largou de 11º primeiro e acabou em 2º da geral!
Excelente! Claro que falta aqui um Red Bull, um Mercedes, um Lotus, um Sauber e
o outro Ferrari, mas Massa não tem nada a ver com o azar dos outros. Teve a
oportunidade e agarrou-a com unhas e dentes e não é que Massa anda sempre bem
quando Alonso não está em pista, creio que o problema do brasileiro é
psicológico. Como o resultado era mais que bom, não se viu um Massa
atacante, mas sim um Massa para chegar ao fim sem problemas! Mostrou serviço!
Kamui
Kobayashi (9/10), igualou o melhor resultado de um
japonês a correr em casa (Aguri Suzuki, 3º em 1990 num Lola Lamborghini) e logo
no 50º aniversário do traçado nipónico! Mostrou que na Sauber não há só Perez,
há Kobayashi e muito talento num dos mais difíceis traçados da época.
Pastor
Maldonado (8/10), ora aqui está uma corrida sem
incidentes, tranquila e com direito a pontos. Hoje ficou provado a época que
poderia ter sido para o venezuelano, consistente e regularmente nos pontos,
poderia estar bem melhor classificado no campeonato, a ver vamos como se sairá
nas restantes corridas.
Heikki
Kovaleinen e Timo Glock (7/10), beneficiaram claro está do que se
passou na 1ª curva, mas como não têm nada a ver com isso, chegaram a rodar em
10º lugar. Mostrando a evolução de ambas as equipas nesta última parte do
campeonato e é de bom grado que vejo que a Marussia não foi apenas fumaça,
manteve a performance de Singapura, o azar da Marussia é que a Caterham tem o
melhor piloto do 3º pelotão e isso conta muito! Muito bom para este dois!
Daniel
Ricciardo (6/10), bom resultado para o australiano da Toro Rosso, pontua pela segunda vez consecutiva e mostra mais consistência, está a aprender este australiano!!
O mau do fim de semana,
Lewis Hamilton e McLaren (4/10), Alonso está fora da corrida, o título está aí para ser jogado. O que aconteceu com Hamilton na corrida? Nos treinos estava rápido, mas na corrida nem os Sauber conseguia apanhar! Má estratégia? Má condução? Más condições? Eu não acredito que a McLaren não tenha dado um carro competitivo a Hamilton, até porque o campeonato de construtores está bem aberto para muitas equipas! Preciso de mais um GP para tirar as dúvidas!
Sergio Perez (4/10), teve mais olhos que barriga!! viu a traseira de um McLaren e quis logo mostrar trabalho e mostrou! Mostrou trabalho aos comissários de pista que tiveram de tirar o carro dele da gravilha. Sergio Perez, quem tudo quer tudo perde, vai com calma, na Sauber podes cometer estes erros, mas na McLaren és comido vivo!!!
Paul Di Resta (4/10), depois de uma boa qualificação, má largada e má corrida, num momento em que a Force India está a proporcionar um bom carro para os seus pilotos, Di Resta não pode perder terreno para Hulkenberg, embora o escocês esteja à frente no campeonato com 7 pontos de avanço do alemão, a verdade que cada vez mais os olhos estão postos nestes dois!
Romain Grosjean (3/10), mais uma penalização, mais um erro, não sei não.. a FIA deve estar pelos cabelos, pois já chamam a este incidente de "Clássico Grosjean". Muitas vozes se insurgiram contra ele, Coulthard, Herbert, Webber, Rosberg criticam o francês dizendo, "quantas vezes se tem de repetir o memso erro?" Vão falar com o chefe da Lotus, mas o único problema deste piloto francês é mesmo as largadas porque de resto ele é bom, é sim senhor, terá de ir a um SPA fazer yoga.
Momento do fim de semana,
Não há muito por onde escolher, de facto, a desistência de Fernando Alonso é o momento do fim de semana e talvez da época. Pois devido a este azar, o espanhol e a Ferrari terão de redesenhar toda a estratégia de ataque para as últimas 5 corridas, o problema é, se terão carro para isso, o que não creio, mas também não vão baixar os braços. Eu tinha previsto que o espanhol chegaria às últimas 3 ou 4 corridas com chances do título, mas por este andar é um adeus prematuro a essa luta. Vettel tem a passadeira vermelha para o Tri!!
Ponto de situação,
Estamos a 5 corridas do fim do campeonato, ainda que em 2º lugar do campeonato, Vettel ganhou vantagem para atacar o título com mais segurança depois desta desistência do espanhol pois tem o carro mais rápido do pelotão, mas não esquecer que este Red Bull já traiu Vettel noutras ocasiões, mas em condições normais está encontrado o campeão de 2012! Não vejo Hamilton e McLaren a lutarem por isso, ou seja, não que a McLaren não tenha carro para isso, porque tem, mas Hamilton não vai ver, nem desenvolver, qualquer peça importante do carro, pois poderia levar informações valiosas para a Mercedes.
A sorte protegeu Alonso em muitas ocasiões, mas desta vez deu a Vettel a auto-estrada da vitória do campeonato, pois Vettel ganhou no ano passado na Coreia do Sul, próximo GP, aliás a Red Bull nos últimos dois anos venceu quase todos os últimos GP's excepção em 2010 na Coreia, Alonso venceu e em Abu Dahbi 2011, Hamilton venceu. Nas corridas finais de 2010 e 2011 [3 em 2010 (sem India), 4 em 2011 e em 2012 serão 5 com Austin], 5 delas foram para a Red Bull e das cinco, 4 são de Vettel!!
Ao resumir isto, é fácil perceber porque é que Vettel será o próximo campeão do mundo! Ou conseguirá o milagreiro da Ferrari fazer algo mais..
Mas se a sorte já fez das suas, o azar também, por isso o melhor é mesmo continuar a seguir o mundial de 2012 que continua muito bom, embora este GP do Japão tenha sido uma valente seca!!
Os pilotos ainda com hipóteses matemáticas são: Alonso/Massa, Hamilton/Button, Vettel/Webber, Raikkonen/Grosjean e Rosberg.
Curiosidades,
Sabia que o primeiro piloto a ser multado por excesso de velocidade nas boxes, foi o português Pedro Lamy! Esse recorde já ninguém o tira!
Uma palavra para a FIA,
Correu tudo muito bem, as penalizações impostas foram correctas, o Safety Car impunha-se naquela situação. De referir, as escapatórias neste GP têm de ser melhoradas, em alguns pontos da pista, temos escapatória até ao fim do mundo, noutros parece o Mónaco. A escapatória do gancho é pequena e a da 130 R tem de ser recuada e bastante, eles ali passam a 300 km/h, chegam àquele muro de pneus em fracções de segundo!! Uma situação a rever!
Ansioso pela Coreia do Sul, onde a Red Bull é forte, mas desporto motorizado é assim mesmo, hoje estamos por cima, amanhã não!! Não percam!
NLC@2012
Sem comentários:
Enviar um comentário