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domingo, 9 de setembro de 2012

Hamilton vence em casa da Ferrari!


GP ITÁLIA - MONZA 2012







Monza, Ferrari, tifosi, Enzo, estas são as primeiras palavras que nos chegam à cabeça sempre que se fala do GP de Itália, aqui a paixão pelo automobilismo é tanta que o domingo é sagrado, mas não por cauda da igreja... Um cartoon que circula na internet a propósito dos tifosi em relação ao piloto D'Ambrosio que vai substituir Grosjean na Lotus, dizia: "D'Ambrosio....humm..soa a italiano, já começo a gostar dele!", na verdade o piloto é belga, mas simboliza a paixão dos adpetos italianos, que quando se fala da "scuderia" ainda é maior, pois uma vez preteriram a vitória de um piloto italiano, para apoiarem uma vitória do cavalinho negro com um piloto estrangeiro, a Ferrari é sagrada. Das 61 edições do GP de Itália, a Ferrari é a que mais ganha, 18, o dobro sobre a McLaren, 9, que é a segunda classificada. Afinal de contas, esta é a casa do senhor Enzo!
  
Este é um dos GP's mais rápidos do calendário, nas rectas chega-se a atingir os 330 km/h!! 83% da volta é feita com o pé a fundo! A média da volta é de 237 km/h, fazem-se 46 passagens de caixa por volta, são 53 voltas, perfaz um total de 2438 passagens de caixa sem contar com idas à boxe, volta de apresentação!!

Na Qualificação,



Está a ser um ano de recordes, McLaren com a dobradinha deste fim de semana na qualificação iguala a Williams com 61 primeira linha da grelha. Hamilton arrecada mais uma pole em 2012, a sua 5ª e vai largar da primeira linha pela 9ª vez em 13 GP's, em qualificação não há melhor que Hamilton este ano. 
Button sai de 2º e a McLaren faz o "hat-trick" nas últimas 3 corridas, tendo sempre um piloto seu na pole. Mas ainda há mais surpresas, Felipe Massa (3º) bate Alonso (10º) pela primeira vez este ano e ainda por cima no "Santo Graal" da Ferrari, já não bastava aos tifosi ver a McLaren dominar a primeira linha da grelha, como ainda assistem ao 10º lugar do espanhol, mas este má performance de Alonso tem uma explicação, o "anti-rollbar" traseiro quebrou-se, daí que o espanhol não tenha conseguido fazer o que havia feito na Q1 e Q2, ele e Massa pareciam pilotos de GT ou Nascar, pois usavam o cone de ar um do outro para serem mais rápidos e eram, mas na mais importante da Q não foi possivel devido ao problema do espanhol.
A Force India, como anunciado neste blog, continua em alta, Di Resta (9º) quedou-se pelo quarto lugar, mas tem uma penalização de 5 lugares pela troca de caixa de velocidades, Hulkenberg também num Force India teve problemas no bólide, caso contrário teria conseguido um bom resultado a ver pelos tempos dos treinos livres.
Também como havia sido anunciado neste blog, a Mercedes iria fazer uma aparição aqui e ali, pois fizeram-na em Monza, Schumacher (4º) e Rosberg (6º) bem dentro da Q3 beneficiando da penalização de Di Resta. A Red Bull, como é sabido, iria ter dificuldades em Monza pois o carro desenhado pelo mestre Newey, está preparado para circuitos mais sinuosos e não de velocidade pura, Vettel almejou o quinto posto e Webber (11º) na cola de Alonso. 
E não é de descartar os Lotus, pelo menos o de Raikkonen (7º), já que D'Ambrosio (16º) não tem ritmo de corrida, pois os carros negros e dourados eram nos treinos livres dos carros mais velozes com setup de corrida. Ansioso por ver a reacção da Lotus à penalização de Grosjean. (ver fim da Crónica).

De referir que mais um gigante da economia mundial se estreou na F1. China, essa grande potência emergente (se é que ainda é emergente, ou já um facto), entrou pela porta da HRT que ofereceu a hipótese a um piloto chinês de conduzir o seu monolugar em competições oficiais, o seu nome é Qing Hua Ma de 25 anos. Tornou-se assim o primeiro chinês a pilotar na F1, participou na 1ª sessão de treinos livres, substituindo Narain Karthikeyan (piloto de outra potência), ficando a 2 segundos do seu companheiro de equipa, Pedro De La Rosa, e a quase 6 segundos do primeiro classificado Michael Schumacher. Por aqui se vê as razões pelas quais a HRT permitiu esta operação e certamente não foi pelo talento, uma equipa tem que sobreviver....! 







Na Corrida,

Hamilton vence em território inimigo!

Não me canso de dizer que este ano tem sido bastante interessante, ora vejamos, em SPA, Hamilton, Perez e Alonso ficaram na primeira curva devido ao acidente provocado pelo erro de Grosjean, mas aqui em Monza estes 3 pilotos terminaram no pódio! Haverá curiosidade mais curiosa que esta?!
Foi uma corrida atribulada, Hamilton largou bem e fugiu à concorrência, Massa salta para segundo passando Button que seguia em terceiro. Alonso que largara de 10º ao fim da segunda volta já era 6º. Os Mercedes estavam bem, com uma estratégia diferente. Os Red Bull apesar de não terem velocidade também estavam bem, mas quem estava a brilhar era mesmo Sergio Perez no seu  Sauber. 
Depois da primeira paragem, seguiu-se um momento de desalento para os principais candidatos ao título, Monza começou a fazer vítimas, Button que seguia em 2º desistiu com problemas na bomba de gasolina, mais tarde, Vettel com problemas no alternador, o mesmo problema que em Valência. Webber depois de um deslize na Ascari também danificou o carro e desistiu. Com isto os Ferrari já seguiam atrás de Hamilton, o que os pilotos da marca italiana não contavam era com Sergio Perez a ser 2 segs mais rápido que eles e facilmente os passou, pelo menos aqui Perez não se atemorizou como na Malásia. E assim foi o GP de Itália, com a McLaren a mostrar poder e velocidade deixando a concorrência a falar sozinha. Foi mais um passeio da equipa de Woking, conseguirão manter este nível para as próximas corridas?? eu creio bem que sim! Para os mais desatentos, nas últimas 3 corridas, 3 poles e 3 vitórias para a McLaren.


O bom do fim de semana,






Escala:
0 a 1 – muito mau    2 a 4 – mau   5 a 6 – satisfatório   7 a 8 – bom   9  – muito bom   10 – excelente/perfeito


Lewis Hamilton e McLaren, (10/10), foi um excelente fim de semana para Hamilton, mostrando-se sempre rápido nos treinos, obteve a pole e liderou a maior parte do GP, uma vitória merecida e a sua primeira vitória em Itália e a 3ª na época. Como ainda não se sabe para onde vai pilotar em 2013, deu aqui uma amostra do que é capaz de fazer com um carro competitivo, mas passar da McLaren para a Mercedes ou AMGF1 é um passo atrás, por certo Hamilton será como Ronaldo, prefere jogar num Zenit a troco de milhões e preterir o lado desportivo e competitivo....
A McLaren, faz o hat-trick em vitórias também depois das 3 poles consecutivas, excelente recuperação desta equipa que andou por baixo, mas isso é a McLaren, se são leitores assíduos da minha crónica eu venho dizendo que a McLaren assusta sempre os adeptos no início dos campeonatos (salvo raras excepções) mas que depois mostra-se muito competitiva.

Sergio Perez, (10/10), Perfeito! para quem tem um Sauber, fez uma corrida absolutamente fantástica, poupou os pneus no primeiro stint, parou mais tarde e depois com pneus novos era o piloto mais rápido em pista! Largou de 12º para terminar no pódio em 2º, este é o seu 3º pódio da época. Estará Perez a caminho de um tubarão para 2013?! Creio que sim...

Fernando Alonso, (8/10), não dou mais a Alonso, pois todos os seus adversários, especialmente Perez tiveram de lutar com Massa, e o espanhol apenas chegou à traseira do brasileiro e passou. Compreendo as tácticas de equipa, mas tira valor ao 3º posto do espanhol e pior ainda, tira o pódio a Massa. Mas por outro lado, Alonso é na minha opinião, o piloto que melhor arranca quando os semáforos se apagam, em toda a história da F1. É fantástico ver Alonso a voar na largada, começou em 10º e terminou em 3º. Muito bom! Está na luta e com boa vantagem, mas o pior está aí à porta, serão 7 finais para Fernando Alonso.

Felipe Massa, (8/10), grande corrida de Massa, boa qualificação, passou Button na largada, andou perto de Hamilton, teve problemas com os pneus antes de parar e foi passado por Button, mas o pódio parecia ser uma realidade, até que Alonso subiu a 4º. Pelo menos desta vez não se ouviu "Fernando is faster than you", Massa mais uma vez cumpriu o seu papel de segundo piloto. Mas agora não podem acusar o brasileiro de não obter pódios...porque conseguiria caso as circunstâncias de Alonso fossem outras.

Kimi Raikkonen, (7/10), mais uma corrida consistente, o que levou o piloto nórdico a 3º posto da geral do mundial e um sério candidato ao título. Mais uma vez, a chave do sucesso para este ano é a consistência! Bom trabalho.

Michael Schumacher, Nico Rosberg e Mercedes, (6/10), foi um bom GP, ambos foram para a Q3, terminaram nos pontos. O alemão mais velho mais uma vez provou que é o piloto mais difícil de ultrapassar como atestou Fernando Alonso. Será que a Mercedes vai manter este bom andamento?! Não creio...

Paul Di Resta, (5/10), podia ter feito melhor, andou bem, rápido, mas destruiu os pneus muito cedo e mesmo no fim viu-se passado pelos dois Mercedes. Julgo que aqui e em SPA foram os pontos altos desta equipa em 2013, poderão aparecer no Japão, mas até lá, vão voltar para o meio do pelotão. Mas espero estar redondamente enganado pois aprecio muito o trabalho desenvolvido nesta equipa e gosto muito do seu alinhamento de pilotos.

Bruno Senna (5/10), satisfatório, sim porque pontua mais uma vez, mostra consistência, mas aqui em Monza é preciso mostrar velocidade e se Senna quiser continuar na F1 tem de mostrar mais velocidade e isso vê-se em qualificação. Senna está a fazer um campeonato superior ao de Maldonado, mesmo com a vitória do venezuelano este pontuou somente em outra corrida. Senna por outro lado, pontuou em  7 das 13 já realizadas, o que prova a sua consistência e que agora só tem de arriscar um pouco mais. Vamos ver o que nos traz Senna para o que resta do campeonato.


O mau do fim de semana,

Webber, (4/10), não acredito que fiques na Red Bull por mais um ano, isso é o mesmo que entregar a uma criança de 2 anos uma porcelana valiosa da China do século V A.C.. Simplesmente não tira partido da obra prima que conduz, cheguei a pensar que Webber estava ali para lutar e ganhar o campeonato, mas iludi-me. Pelo menos a Red Bull deixa os seus pilotos lutarem em pista como hoje aconteceu, mas está na hora de pôr Webber no lugar certo, o de 2º piloto!

Toro Rosso (4/10), eu vi logo que SPA tinha sido fogo de vista! Vão voltar para onde estavam antes de SPA até ao fim do campeonato.

FIA (2/10), leia em baixo "Uma palavra para a FIA".

Para além disto pouco mais de mau houve este fim de semana, apenas de referir que os problemas mecânicos no carro de Button e Vettel, não podem acontecer nesta altura do campeonato, não quando a Ferrari está tão fiável e consistente. Por isso um "mau" para McLaren e Red Bull!


Momento do fim de semana,

Se em SPA Raikkonen foi o homem do momento do fim de semana, neste GP ajudou Sergio Perez a ser o homem do momento. 17ª volta Perez em "Della Roggia", por fora o mexicano dá um chega para lá ao finlandês da Lotus, e o mais engraçado é que o viria a repetir! Fantástico! Bonito!! e o mais maravilhoso foi o fair-play de ambos, dando espaço, espaço salvo seja, pois a diferença era tão pouca que parecia que iam levantar vôo..
Demais!

Uma palavra para a FIA,

Romain Grosjean foi banido por uma corrida, é o primeiro piloto a receber uma punição deste tipo nos últimos 18 anos! O último foi esse grande senhor, Michael Schumacher (quem diria...............!! ele que também é o único piloto a ser desclassificado de um mundial (1997) .....!!) no GP da Grã-Bretanha em 1994, Schumacher ultrapassou Damon Hill na volta de formação, uma manobra ilegal. Foi castigado com uma passagem pelas boxes mas não obedeceu. O que levou a FIA a castigá-lo, desqualificando-o daquela corrida e das duas seguintes.
A meu ver e pelas centenas de horas e GP's que já vi em toda a minha vida, foi exagerada a punição a Romain Grosjean. Na minha opinião, foi um incidente de corrida com culpas para Grosjean, logo uma penalização de 5 lugares seria justo.
Pois senão, atentem nas minhas palavras, na largada do GP da Bélgica, qual foi o elemento destabilizador??? esse mesmo, Pastor Maldonado, que estava onde não devia estar aquando da largada, é bem mais grave o que fez o venezuelano do que o incidente de Grosjean. Hamilton quando se viu apertado também deveria ter tirarado o pé (seria prudente fazê-lo) mas quando se juntam 3 pilotos como Hamilton, Grosjean e Maldonado o resultado está à vista!

Mas FIA, vamos fazer um exercício de memória:

GP Austrália 1996 - Martin Brundle - Jordan




GP Monza 2000 - Heinz-Harald Frentzen - Jordan (neste GP morreu um comissário de pista pelos destroços voadores)



GP Austrália 2002 - Ralf Schumacher - Williams



E o mais evidente de todos: GP Monza 2011 - Vitantonio Liuzzi - HRT





Mas há mais, muitos mais, Villeneuve 2001 na Austrália, Webber 2010 em Valência, Schumacher 2011 em Singapura, Chris Fittipaldi 1993 em Monza e quem não se lembra do vôo de Patrese no Estoril em 1992. Todos estes acidentes têm uma coisa em comun, são iguais ao sucedido com Grosjean, todos voaram por cima de outros pilotos e todos por erro de pilotagem e nenhum deles foi banido por uma corrida. Porquê agora crucificar Romain Grosjean?? não faz sentido! a FIA não sabe o que faz... abriu aqui um precedente enorme!
Em relação a Monza, nada a acrescentar, excepto a penalização a Vettel, tinha muitas interpretações e não creio que o alemão da Red Bull o tenha feito de propósito! Mas enfim, o outro piloto estava num Ferrari, em Monza....

Singapura aproxima-se, a Europa já ficou para trás, preparem o stock de café aí em casa!! pois agora só mesmo de madrugada!! Singapura, Japão, Coreia do Sul, India, Abu-Dabi, a F1 está na Ásia para ficar por lá por uns tempos.

NLC@2012




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